SALIVAG

Prefeito Padre Walmir abre oficialmente VI SaLiVag

CCOM / quinta-feira, 29 novembro , 2018

O prefeito Padre Walmir Lima abriu oficialmente, na noite dessa quarta-feira (28), o VI Salão de Livros do Vale do Guaribas (SaLiVag). A solenidade de foi marcada por homenagens a professora Ricardina de Castro Neiva, a homenageada deste ano.

Padre Walmir abriu oficialmente o evento

A solenidade de abertura contou com a presença de professores, estudantes, familiares da homenageada e da sociedade em geral. Além do presidente da Câmara Municipal, Hugo Victor Saunders Martins, do deputado estadual Severo Eulálio, vereadores e secretários da administração municipal.

O VI SaliVaG segue até o próximo domingo (2) com a realização de palestras, lançamentos de obras, vendas de livros e shows musicais. O evento está sendo realizado neste ano no Piauí Shopping.

Após a solenidade de abertura, o neto da homenageada, Expedito Neiva, ministrou uma palestra sobre a biografia da professora Ricardina.

Em entrevista à imprensa, Expedito declarou que a família recebe a homenagem com alegria, entusiasmo e gratidão pelo reconhecimento do trabalho pioneiro da sua avó na educação picoense. “Minha avó Ricardina de Castro Neiva, acompanhada de outras duas professoras, chegaram a Picos em 1929 com o intuito de ministrar aulas no recém-criado grupo escolar Coelho Rodrigues. Eram as três primeiras professoras habilitadas para o exercício moderno, com novas técnicas para época e além do legado para educação, essas três professoras foram responsáveis por uma verdadeira revolução nos costumes da nossa comunidade”, narrou Expedito.

Expedito Neiva, neto da homenageada

O prefeito Padre Walmir Lima afirmou que a programação deste ano do SaliVag não será diferente dos anos anteriores. “Esse ano não será diferente. Temos nos preocupado sempre em trazer artistas e escritores de renome nacional, mas também em valorizar e prestigiar a região de Picos. Ficamos felizes em perceber que a cada dia estão surgindo novos escritores”, pontuou.

Segundo a secretária de Educação, Rosilene Monteiro, a expectativa é da realização de um grande evento com sucesso de público. “É um evento que demanda tempo. A gente passa mais de seis meses trabalhando o evento para culminar aqui dessa forma, recebendo a população de Picos e região. Acreditamos que são eventos como esse que melhora a qualidade da Educação de Picos”, disse.

A Banda Sambatom de Teresina se apresentou no palco montado no estacionamento do Piauí Shopping e encerrou a primeira noite do Salão de Livros do Vale do Guaribas.