DESCENTRALIZAÇÃO

Prefeitura inicia distribuição de sementes nesta segunda-feira (1º)

CCOM / segunda-feira, 1 fevereiro , 2016

Mayara Ferreira

A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, descentraliza a distribuição de sementes para o plantio e inicia, nesta segunda-feira (1º), a entrega diretamente nas comunidades rurais. Cerca de 1.400 kg de feijão, nove mil mudas de caju, 30 mil raquetes de pauma e maniva serão oferecidas aos agricultores familiares, dispensando deslocamento à sede do município.

Sementes de feijão-Foto: Romário Mendes

O secretário de Agricultura e Abastecimento, José Antonio Batista, lembra que esta ação é uma continuidade do trabalho realizado pela secretaria. Em 2015, as inscrições no programa Garantia Safra foram realizadas também de maneira descentralizada.

“A principal vantagem da execução desse trabalho é a comodidade, os agricultores não precisam ter custos com transporte para se deslocar à zona urbana de Picos para receber o benefício”, pontua o secretário. “O diferencial dessa gestão é o reconhecimento que concede ao homem do campo como sujeito importante no processo de produção do Município”, acrescenta.

Secretário José Antonio

Secretário José Antonio. Foto: CCom-Picos

As sementes foram doadas pelo Governo do Estado do Piauí, cabendo às prefeituras a distribuição, com a finalidade de otimizar a produção dos agricultores familiares, garantir a qualidade da procedência das sementes e, ainda, a formação estratégica de suporte forrageiro para alimentação de animais nos períodos de seca.