Distribuição de Sementes para a agricultura familiar

Secretário de Agricultura de Picos providencia sementes para agricultura familiar

CCOM / domingo, 24 janeiro , 2016

José Antonio, Secretário de Agricultura e Abastecimento

Depois de alguns anos sem chuvas regulares na região de Picos, o início de 2016 trouxe esperança para centenas de agricultores que já se preparam para plantar após as chuvas que estão caindo nesse mês de janeiro.

Para prestar total apoio e suporte a esses agricultores, o Secretário de Agricultura de Picos, José Antônio de Sousa Batista, esteve reunido com o Superintendente da Agricultura Familiar, Adalberto Pereira, para traçar metas e solicitar sementes para serem distribuídas aos Agricultores Familiares de Picos.

“Através dessa negociação, o Governo do Estado irá repassar para a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, sementes de sorgo, manivas, palma forrageira e mudas de caju” comemorou o Secretário José Antônio.

As quantidades de sementes estão sendo definidas e devem ser também destinadas a outras entidades, como FETAG – Federação dos Trabalhadores na Agricultura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, COCAJUPI, Caritas Diocesana, Movimento dos Pequenos Agricultores, entre outros.

Garantia Safra

No Programa Federal Garantia Safra estão cadastrados em Picos, 2049 pequenos agricultores familiares.

Para o Secretário José Antônio, a distribuição de sementes é de suma importância nesse momento e merece atenção a novidade de se introduzir espécies mais resistentes de grãos: “O importante é que estamos levando para nossos agricultores material genético de culturas que apresentam resistência às condições de escassez de água, tais como a palma e o sorgo. É chegada a hora de instigarmos nossos agricultores a cultivarem espécies adaptadas para que possam ter uma reserva estratégica de alimento nos períodos mais críticos” disse.

O Sorgo

Segundo a EMBRAPA,  a moderna planta de sorgo, cujo nome científico é Sorghum bicolor L. Moench, é um produto da intervenção do homem, que domesticou a espécie e, ao longo de gerações, vem transformando-a para satisfazer as necessidades humanas.

Sorgo é uma extraordinária fábrica de energia, de enorme utilidade em regiões muito quentes e muito secas, onde o homem não consegue boa produtividade de grãos ou de forragem cultivando outras espécies, como o milho. A origem do sorgo está provavelmente na África, embora algumas evidências indiquem que possa ter havido duas regiões de dispersão independentes: África e Índia.

Sua reconhecida versatilidade se estende desde o uso de seus grãos como alimento humano e animal; como matéria prima para produção de álcool anidro, bebidas alcoólicas, colas e tintas; o uso de suas panículas para produção de vassouras; extração de açúcar de seus colmos; até às inúmeras aplicações de sua forragem na nutrição de ruminantes.

Cajucultura

Já as mudas de caju, de acordo com o Secretário de Agricultura de Picos, ainda não serão em quantidade suficiente para repor  todas as perdas dos últimos anos de seca nas áreas propensas a essa cultura, mas será um avanço importante para recuperar esse plantio que está na base da economia de muitas famílias de agricultores da cidade e que esperam voltar a ter, no caju, uma fonte de sobrevivência e geração de desenvolvimento.