MEIO AMBIENTE

Secretários Ziza e Gláuber Silva entregam certificados de capacitação do Cadastro Ambiental Rural

CCOM / terça-feira, 13 dezembro , 2016

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos realizou no último sábado, 10/12, solenidade de entrega dos certificados do curso de capacitação para a implementação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) no estado do Piauí. O evento aconteceu no Auditório do Centro Administrativo, Valdemar Rodrigues, em Picos.

A entrega foi realizada pelo secretário estadual de meio ambiente, Luiz Enrique Sousa de Carvalho, o Ziza Cavalho e pelo presidente da Bacia Hidrográfica dos Rios Canindé-Piauí, secretário municipal Gláuber Silva, que representou o prefeito Padre Walmir.

Entrega de certificados do Cadastro Ambiental Rural

O objetivo do Cadastro Ambiental Rural é ter um banco de dados com informações de todas as pequenas propriedades rurais do país. “O novo Código Florestal exige que todas as propriedades e posses rurais do país sejam cadastradas para  saber da existência de áreas de reserva legal, de APP ( Área Preservação Ambiental) e a situação do ponto de vista ambiental para que exista um banco de dados e os órgãos competentes possam fazer uma política pública baseada em critérios e dados precisos”, disse o secretário Ziza.

O Piauí no momento está com 84% com as áreas ambientais regularizadas, o que o trona na região Nordeste o mais avançado em termos de cadastramento. O Código Ambiental fixou que o prazo final para conclusão do cadastramento é 05 de maio de 2017.

A partir do prazo de 05 de maio de 2017 qualquer propriedade rural que não tenha realizado o cadastro não poderá obter financiamentos, não poderão ser vendidas, além de uma série de consequências, como se fosse uma certidão negativa ambiental que o imóvel recebe, não podendo praticar todo tipo de atividade de aptos jurídicos relativos à aquela propriedade, frisou.

Para o secretário de meio ambiente de Picos, Gláuber Silva, o município está bem próximo de atingir a meta. “ Picos tem a característica de ter pequenas propriedades, mas com informações trazidas do Sindicato dos Trabalhadores Rurais é que pouquíssimas propriedades ainda não estão regularizadas, já chega aos 95%”. A expectativa para os que ainda não fizeram o cadastro, é que possam vir a concluir até março de 2017 e possamos ter um diagnóstico do ponto de vista ambiental”, informou

O curso de capacitação conta com a parceria da com a parceria da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente.