UMBANDA

União Umbandista de Picos promove caminhada

CCOM / sábado, 13 maio , 2017

Os Terreiros de Umbanda de Picos promoveram na manhã deste sábado (13) uma caminhada pelas principais ruas da cidade. Os participantes da caminhada se concentraram na Praça do Sagrado Coração de Jesus e em seguida percorreram a Avenida Getúlio Vargas e Rua Cel. Luiz Santos até a Praça Josino Ferreira.

União Umbandista de Picos promove caminhada -Foto: Romário Mendes

Na praça, usando trajes tradicionais utilizadas durante as cerimônias religiosas, os umbandistas cantaram e dançaram cânticos da religião.

A caminhada foi promovida pela União Umbandista de Picos com apoio da Prefeitura, através da Coordenadoria de Direitos Humanos e Orientação Sexual.

De acordo com a presidente da União Umbandista de Picos, mãe de santo Jandira de Iemanjá, mesmo com as manifestações com, o preconceito ainda é constante. “Muitas vezes não temos o apoio necessário da sociedade por conta do preconceito, mas estamos aqui firme e forte e só tenho que agradecer aos terreiros que participaram da caminhada”, disse.

Jandira informou ainda que sete terreiros de umbanda participaram da caminhada.

A mãe de santo agradeceu também a Prefeitura de Picos, através da através da Coordenadoria de Direitos Humanos e Orientação Sexual e da Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana pelo apoio durante a caminhada.

O assessor técnico da Coordenadoria de Direitos Humanos e Orientação Sexual, Edmar Ferreira, informou que a coordenadoria mobilizou os terreiros para participarem da caminhada. “A primeira Caminhada dos Terreiros foi organizada pela coordenadoria e hoje estamos aqui dando total apoio a mais uma caminhada”, frisou.

Convite

Na oportunidade, a mãe de santo Jandira convidou todos os terreiros da cidade para participarem de uma reunião quinta-feira (18), a partir das 9h da manhã, no Centro Administrativo, cujo objetivo é tratar sobre o cadastro dos terreiros de umbanda.