Hospital de Picos tem obras reiniciadas

Wellington Dias assina ordem de serviço para construção do Novo Hospital de Picos

CCOM / sexta-feira, 15 janeiro , 2016

O governador Wellington Dias desembarcou em Picos na tarde desta quinta-feira (14), onde assinou a ordem de serviço que autoriza a construção do Novo Hospital de Picos.

Novo Hospital

Estavam presentes autoridades como a Vice-Governadora, Margarete Coelho, o Deputado Federal, Assis Carvalho, o Secretário Estadual de Saúde, Francisco Costa, o Prefeito Municipal, Pe. Walmir Lima, o Secretário Municipal de Saúde, José Venâncio – Dudé, o  Senador Elmano Férrer, entre outras autoridades.

As obras estavam paradas desde 2011 e foram retomadas nesta quarta-feira (13). A meta é que o novo hospital de Picos atenda uma população estimada de 500 mil pessoas, de 60 municípios que fazem parte do território do Vale do Rio Guaribas.

Assis Carvalho

O hospital será construído em duas etapas: na primeira, serão construídos 80 leitos, salas de cirurgias e UTIs, no primeiro pavimento; e no projeto final, serão 260 leitos de enfermaria, 24 leitos de UTI adulto, central de processamento de resíduos, auditório com 150 lugares, refeitório e biblioteca.

O investimento para a construção do hospital é de R$ 51,6 milhões. Os recursos são oriundos de emenda parlamentar do deputado Assis Carvalho no valor de R$ 34,6 milhões, com a contrapartida de R$ 17 milhões do Governo do Estado.

De acordo com o governador, o Novo Hospital de Picos fortalecerá o sistema de saúde municipal. “Fizemos um extenso trabalho em 2015 para garantir que pudéssemos dar continuidade à obra, com um prazo de 12 meses para estar pronta. Nesta primeira etapa vamos ter 80 leitos, centro cirúrgico, tendo também uma área de urgência e emergência, ou seja, é a garantia de um serviço de qualidade em Picos para atender toda a região”, afirma Wellington Dias.

Com relação aos equipamentos, Dias explica que verbas e emendas já estão sendo providenciadas para investir na saúde com o que for necessário. “Não será só a obra física, queremos entregar a obra em funcionamento e com serviço de qualidade”, garante o governador.

Segundo o Deputado Federal, Assis Carvalho, a estrutura servirá também como um hospital escola para a atuação prática dos estudantes do curso de Medicina de Picos, que terá início no segundo semestre de 2016, na Universidade Federal do Piauí (UFPI). “Tanto as obras do Novo Hospital quanto a implantação do curso de medicina transformarão Picos e toda a região, porque promoverá um crescimento e um desenvolvimento muito grande”, destaca.

Para o prefeito municipal de Picos, Pe. Walmir Lima, a retomada das obras é um momento especial para a população picoense, que já aguardava isso há muito tempo. “Esperamos que com a retomada dessa obra, outras que estão paralisadas no município tenham continuidade, assim como também aconteça a vinda de novas obras para a nossa cidade”, disse.

Padre Walmir

Na ocasião, Wellington Dias apontou também que a parte do centro cirúrgico do Hospital Regional Justino Luz será transferida para o Novo Hospital, após a conclusão da primeira etapa das obras. No local que hoje funciona o HRJL será programado investimentos para a implantação do Hospital Materno-Infantil de Picos, a fim de atender toda a região do semiárido.