SALIVAG

Salivag recebe visita de cerca de 15 mil estudantes por dia

CCOM / sexta-feira, 15 setembro , 2017

Contação de histórias, peças teatrais, danças, pinturas de rosto e brincadeiras. Esses são os atrativos do Circo das Letras, uma das programações mais procuradas pelo público infantil no Salão de Livros do Vale do Guaribas (Salivag). Nesta quinta edição, cerca de 15 mil estudantes de escolas da região de Picos visitam o evento por dia, segundo a organização.

A informação da coordenadora de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, Verônica Rocha, é de que aproximadamente 100 escolas da rede municipal, estadual e privada de Picos e de mais 11 municípios realizam visitas diárias ao Estádio Municipal Helvídio Nunes, onde acontece a feira literária e cultural.

“Além das escolas fazerem as visitas, muitas delas contribuíram, trazendo apresentações no Circo das Letras”, conta a integrante da organização Verônica Rocha. “É uma atividade extraclasse fundamental, que envolve ludicidade. E as crianças adoram, elas ficam encantadas”, acrescenta.

Yasmim Alves, de 11 anos, visitou o Salivag nesta sexta-feira (15), juntamente com a turma do 5º ano da Escola Municipal Tia Celeste. Com uma pintura no rosto, a garota esbanjou alegria ladeada pelos colegas e professores da turma. “Muito bom, tem um monte de livros, de pintura e de coisa boa”, conta.

O professor Washington Rodrigues, de Santana do Piauí, trouxe um grupo de estudantes da Escola Municipal Ferreira Santos Brito para participar do evento. “Em edições anteriores, eu vinha ao salão do livro e prestigiava a grandiosidade. Este ano, trouxemos parte do nosso alunado”, expõe.

A experiência vivenciada durante o Salão de Livros do Vale do Guaribas pode render projetos na cidade de Santana do Piauí, conforme o professor Washington. “Vamos fazer uma amostra do material para os alunos que não vieram. Isso é importante, porque você sai do trabalho rotineiro da sala de aula e aqui eles estão se educando de forma diferenciada”, avalia.

O Salivag segue até o próximo domingo com uma programação voltada para o público infantil, com Circo das Letras e espaços recreativos, mas também para os adultos, com palestras, lançamento de livros e apresentações musicais, além da feira de livros e exposição de artesanato.