Mutirão Contra a Dengue

4º mutirão Contra a Dengue é realizado no bairro Morada do Sol

Agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias, membros das secretarias de Saúde, Centro De Zoonoses e soldados do 3º BEC participaram da ação

Agente Comunitária de Saúde, Membro do Centro de Zoonozes e soldados do 3º BEC em mutirão Contra a Dengue (Foto: Maysa Martins)

/ CCOM / quinta-feira, 18 abril , 2024

Na manhã desta quinta-feira (18), a Prefeitura de Picos em parceria com a Secretaria de Saúde realizou um mutirão de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti e prevenção das Arboviroses, no bairro Morada do Sol. A ação que já foi desenvolvida nos bairros Parque de Exposição, Morrinhos e Paroquial, contou também com a presença de soldados no 3º Batalhão de Engenharia e Construção (3º BEC).

De acordo o coordenador de vigilância epidemiológica, Robsoncley Viana, explicou que esse clico dos mutirões de combate a dengue foram realizados nesses quatro bairros por conta dos números de casos de dengue registrados nessas áreas e explicou como ocorreu o mutirão no bairro Morada do Sol.

Coordenador de Vigilância Epidemiológica do Município, Robsoncley Viana (Foto: Milene Silva)

“A gente veio aqui para orientar a população e explicar os sinais e sintomas da Dengue, Chikungunya, o que eles devem fazer se apresentarem os sintomas, qual a medicação, qual as orientações para hidratação, onde procurar atendimento”, disse o coordenador.

Robsoncley Viana, explicou que o atendimento para dengue de sintomas leves é no posto de saúde e se houver algum tipo de sangramento, é a chamada Dengue Hemorrágica, nesse caso, deve-se procurar atendimento de hospital imediatamente, pois pode ocasionar o óbito”.

O coordenador destacou também a importância desse tipo de ação, pois os agentes de saúde podem observar no local como está a comunidade, quais são os desafios que ela está enfrentando para que levar as informações aos órgãos competentes e a comunidade recebe mais conscientização sobre formas de combate do mosquito.

Membro do Centro de Zoonozes conscientizando com morador (Foto: Milene Silva)

Os mutirões vistoriar locais propensos à proliferação do Aedes Aegypti, reforça a importância de conscientizar a população sobre as medidas que devem ser adotadas para evitar a proliferação do Mosquito. Essa iniciativa demonstra o compromisso da atual gestão com a proteção da saúde pública de Picos.

Acompanhe a entrevista!

Veja mais fotos!