Quitação!

Prefeitura de Picos realiza pagamentos e negocia parcelamentos de débitos deixados pela gestão passada

CCOM / terça-feira, 23 fevereiro , 2021

Por: Fátima Miranda

O Prefeito de Picos, Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano (Progressistas) determinou a assessores o levantamento de todos os débitos que recebeu como herança da gestão passada. O objetivo é fazer um raio-x da situação financeira do município e esclarecer para a população com mais segurança acerca dos débitos existentes e investimentos prioritários que devem ser realizados.

“Estamos fazendo questão de apresentar os números desse balanço para que a população possa entender a dificuldade que enfrentamos desde que assumimos a Prefeitura. São muitos débitos e se não pagarmos não receberemos recursos para Saúde, para a Educação e para investimentos prioritários. Mas estamos conduzindo tudo com muita responsabilidade e seriedade e já conseguimos pagar muita conta atrasada. Fomos eleitos para colocar a casa em ordem e é isso que estamos fazendo primeiro” explicou o prefeito Gil Paraibano.

Prefeito de Picos, Gil Paraibano.

Dentre os débitos que precisam ser quitados pela nova gestão, somente na Saúde foram deixados R$ 9.664.107,57 reais, uma quantia que se aproxima da marca de 10 milhões de reais em dívidas, referentes a prestadores de serviços, energia, aluguel, previdência e valores que ainda não haviam sido sequer empenhados.

Já na Educação são quase dois milhões de reais a serem adimplidos, precisamente R$ 1.938.039,77, sendo que um milhão e meio se refere apenas à folha de pagamento de servidores e que já estão pagos. Além disso há ainda previdência, energia, internet, SISAR e aluguéis.

Em relação aos débitos da Equatorial, empresa de distribuição elétrica, existe um parcelamento em andamento de mais de meio milhão de reais e parcelamentos anteriores de mais de três milhões e meio de reais. A Receita Federal ainda aplicou uma multa à gestão passada no valor de três milhões e quatrocentos mil reais.

Segundo dados levantados pela tesouraria e contabilidade do município ainda existem outras pendências menores que chegam a totalizar mais uma quantia de meio milhão de reais.

“Como gestor, tenho a responsabilidade de prestar contas ao povo de Picos da situação da Prefeitura e explicar que estamos trabalhando para, em breve, iniciarmos as obras necessárias à revitalização de ruas e avenidas e de organização urbana da cidade. Estamos dando prioridade para a quitação desses débitos, mantendo em dia os salários dos servidores, os serviços de saúde e de educação”, explicou o prefeito.

Questionado sobre as possíveis contratações para cargos ainda vagos na gestão, Gil foi taxativo: “Existem cargos que ainda deverão ser preenchidos, mas isso só poderá acontecer depois de regularizarmos toda essa situação. Precisamos contratar, mas somente quando também pudermos pagar”, afirmou o prefeito.

As quantias totais destes débitos somam aproximadamente 20 milhões de reais, precisamente R$ 19.693.811,17 milhões de reais. Dentre estes valores, débitos da Saúde já foram quitados, assim como, alguns da Educação.

Edição de texto: Isael Pereira