JUNHO BRANCO

Prefeitura de Picos realizará I Simpósio Caminhos da Prevenção para debater conscientização e políticas públicas sobre drogas

Evento acontecerá nos dias 25 e 26 de junho com a presença de especialistas renomados em saúde mental, assistência social e recuperação

Para enriquecer os debates, o Simpósio contará com a participação de profissionais com vasta experiência na área de políticas públicas e acolhimento.

/ SECOM / segunda-feira, 22 junho , 2026

A Prefeitura de Picos, através da Coordenadoria de Combate às Drogas, promoverá nos próximos dias 25 e 26 de junho o I Simpósio Caminhos da Prevenção – “Escolhas que Transformam”.

Integrado à programação oficial da Campanha Junho Branco, o evento será um espaço para o diálogo, a reflexão e o aprendizado sobre a prevenção ao uso de substâncias químicas, cidadania e promoção da saúde.

A iniciativa tem como principal objetivo reunir diferentes setores da sociedade para construir caminhos informados e preparados voltados à valorização da vida e à redução de danos na comunidade picoense.

A solenidade de abertura do Simpósio acontecerá na próxima quinta (25), a partir das 09h00, no Plenário Vereador Pedro Barbosa da Silva, nas dependências da Câmara de Vereadores de Picos.

Já no segundo dia, a sexta-feira (26), as atividades acontecerão no Picoense Clube, também a partir das 09h00, onde o público poderá acompanhar uma programação diversificada e dinâmica.

O espaço contará com palestras, mesas-redondas, workshops, exposições temáticas e diversas atividades práticas de conscientização voltadas para o fortalecimento das redes de apoio locais.

Para enriquecer os debates, o Simpósio contará com a participação de profissionais com vasta experiência na área de políticas públicas e acolhimento.

Entre os palestrantes confirmados está o coordenador municipal de Combate às Drogas, Rômulo Neiva, que também é empresário e atuante em iniciativas como o Grupo Esperança Viva e o projeto Trajetória Vencedora.

Outro especialista que participará do simpósio é o advogado e consultor Adalberto Calmon, presidente da Confederação Nacional de Comunidades Terapêuticas e diretor da Fazenda da Esperança, que tem ampla bagagem em articulação institucional e reinserção social de dependentes químicos.

A dimensão do cuidado humano e do suporte familiar será ampliada com a presença de tecnólogo em marketing digital, graduando em psicologia e missionário da Fazenda da Esperança, reconhecido pelo trabalho direto no acompanhamento de pessoas em processo de recuperação, Maurício Bovo.

O evento também terá a participação do pastor, missionário e educador, Carlos Lucas Luz, que contribuirá com reflexões, e partilhará sua vivência em projetos sociais desenvolvidos no Nordeste, na Amazônia e em países do continente africano.

A saúde mental e a assistência social receberão destaque técnico por meio das contribuições da assistente social, Karina Sampaio, especialista e mestre em Saúde Pública, que possui sólida trajetória na construção de políticas sobre drogas e proteção a crianças e adolescentes.

Na mesma linha de cuidado especializado, a doutora assistente social, suicidóloga e especialista em Saúde Mental, Fernanda Luma, participará dos debates e trará sua experiência na supervisão institucional da Rede de Atenção Psicossocial e na coordenação de projetos voltados à promoção da vida.

Com esse corpo de palestrantes e uma abordagem multidisciplinar, o I Simpósio Caminhos da Prevenção consolida o compromisso da gestão municipal em estruturar políticas eficazes e integradas.

cronograma SIMPÓSIO