Combate à Pandemia

Procon e OAB fiscalizam bancos e casas lotéricas de Picos

CCOM / quinta-feira, 4 março , 2021

 

Roberto Oliveira

 

Uma comissão integrada pela equipe do Procon de Picos, juntamente com membros da OAB local, está realizando fiscalizações em estabelecimentos comerciais da cidade.

O intuito da ação é apurar a situação atual de estabelecimentos bancários, casas lotéricas, além de farmácias e drogarias, locais compreendidos como potenciais aglomeradores de pessoas em face da Pandemia do Novo Coronavírus.

 

Comissão do Procon de Picos e OAB

 

Praça Féliz Pacheco

 

“Trata-se da fiscalização e orientação quanto às regras sanitárias da OMS que englobam o distanciamento social, uso de máscaras e higienização desses espaços, bem como apurar a forma de atendimento destinado às pessoas que compõem os chamados grupos de risco”, explica o Coordenador do Procon de Picos, Lázaro Curica.

 

Visita ao Banco Bradesco

 

A iniciativa imbui-se ainda do reforço às recomendações de medidas necessárias à prevenção e contenção do Novo Coronaírus. Ou seja, trata da garantia das medidas sanitárias impostas pela Organização Mundial de Saúde, pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual de Saúde.

 

Vista ao Banco do Brasil, agência Centro

 

“Nossa intenção é evitar possíveis aglomerações nesses locais considerados como potencias aglomeradores de pessoas pela sua natureza, seja na composição de filas desordenadas, ou com número expressivo de pessoas expostas”, detalha o Presidente de Direitos do Consumidor da OAB, subsecção de Picos, Mário Philipe.

 

Visita à Caixa Econômica Federal, agência Centro

 

Segundo a gerente geral em exercício do Banco do Brasil, agência Picos, Maria Helena Dantas, parcerias entre órgãos públicos e entidades representativas, fortalecem a democracia e valorizam as ações que se destinam à manutenção da vida humana, nesse caso, o combate ao Novo Coronavírus, onde os esforços se juntam nessa direção.

“Isso deveria partir de cada cidadão, já que muitas vezes, falta consciência por uma pequena parcela. Portanto, é salutar que setores públicos e entidades se juntem para unir forças nesse momento tão crucial”, comenta.

 

Da esquerda para a direita, Lázaro Curica, coordenado Procon/Picos, Maria Helena Dantas, BB/Centro e Mário Felipe, OAB/Picos

 

Lázaro Curica ainda destacou que a iniciativa de fiscalizar e orientar estabelecimentos comercias pretende ainda, coibir o aumento dos preços dos produtos relacionados ao combate ao Novo Coronavírus em estabelecimentos comerciais como farmácias e drogarias.

 

 

“É um dos nossos objetivos. Inibir a especulação financeira em torno da venda de produtos destinados à prevenção do Novo Coronavírus, principalmente na venda de máscaras e álcool em gel”, pontua.

A posteriore

O trabalho de fiscalização e orientação de estabelecimentos comerciais e agências bancárias de Picos, teve início no dia hoje 04, e se estende até amanha 05.

Hoje, foram visitadas as agências do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco Bradesco. Amanhã, a comissão fará visitas em casas lotéricas e farmácias da cidade.

Procon de Picos

O Procon de Picos está localizado na Rua Moacir Luz, n° 650, 1° Andar, no bairro Canto da Várzea. O atendimento é realizado das 8 às 14h, de segunda à sexta-feira.