Hortas Comunitárias de Chapada do Mocambo serão inauguradas em março

CCOM / sexta-feira, 28 fevereiro , 2020

Roberto Oliveira

A inauguração do projeto Hortas Comunitárias em Chapada do Mocambo foi adiada. Segundo o secretário de Agricultura e Abastecimento de Picos, Aurino Guimarães, o motivo seria a não interferência na colheita e venda dos produtos.

“Um dos fatores primordiais foi o sucesso do projeto. Posto que a demanda/produção está sendo completamente vendida. Por isso as próprias agricultoras solicitaram o adiamento para não interferir nas vendas da produção”, Explica Aurino Guimarães, secretário de agricultura local.

Aurino Guimarães, secretário de agricultura local

A data de inauguração das Hortas Comunitárias de Chapada do Mocambo ainda não foi definida, depende apenas da agenda do prefeito Pe. Walmir Lima. De acordo com o secretário Aurino Guimarães, tudo indica que em meados do mês de março a inauguração aconteça.

O projeto

O projeto Hortas Comunitárias é uma empreitada entre a prefeitura de Picos, por intermédio da Secretaria de Agricultura de Abastecimento local.

A iniciativa beneficia diretamente 10 famílias da localidade Chapada do Mocambo, onde somente as mulheres envolvidas trabalham a terra visando a geração de renda.

Na empreitada, o município picoense entra com assistência técnica e insumos os quais atendem as agricultoras. Equipes de engenheiros agrônomos realizam visitas técnicas para explicar às produtoras, procedimentos do projeto. As hortas recebem diretamente do município, o abastecimento de água por meio de carro-pipa, sobretudo  em época de seca.

“É um projeto que o prefeito Pe. Walmir está incentivando. É um projeto modelo que beneficia comunidades de produtoras agrícolas da nossa zona rural no intuito de aumentar a sua própria renda familiar”, comenta Aurino Guimarães.

A intenção do projeto Hortas Comunitárias é abastecer os agricultores rurais de forma que possam gerar renda a partir do seu próprio esforço. O referido projeto, poderá ser ampliado para outras localidades rurais picoenses, tendo em vista seu sucesso em Chapada do Mocambo.