COMÉRCIO

Comerciantes de castanhas e mel da Mirolândia receberão novas barracas da Prefeitura de Picos

CCOM / quarta-feira, 3 maio , 2017

Reunião na sede da Associação Comunitária dos Pequenos Produtores Rurais de Mirolândia. Foto: Marta Soares

Nos próximos dias doze vendedores que possuem barracas instaladas às margens da BR 316, na altura do povoado Mirolândia, receberão da Prefeitura Municipal de Picos barracas novas. A iniciativa é fruto de um convênio da prefeitura com o MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Na tarde desta terça-feira, dia 02, as secretárias de agricultura, Camila Luz e Oneide Rocha, de Planejamento, Orçamento e Avaliação, estiveram reunidas com cerca de 50 comerciantes na sede da Associação Comunitária dos Pequenos Produtores Rurais da Comunidade de Mirolândia, onde os vendedores foram ouvidos e decidiram como seria feita a escolha dos doze comerciantes que receberão as barracas novas.

Comércio de castanhas e mel é forte no povoado, que utiliza às margens da BR 316 como ponto para instalação de barracas. Foto: Marta Soares

As secretárias explicaram que as novas barracas serão instaladas há 30 metros do centro da BR, de forma a atender às normas do DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes e a oferecer mais segurança aos comerciantes.

Mel de abelha. Foto: Marta Soares

Castanha de caju. Foto: Marta Soares

“É uma experiência positiva e inovadora. É muito bom poder estar perto do povo e ouvir suas demandas, eles mesmos decidiram que a escolha seria através de sorteio e todos os presentes aceitaram a sugestão. Aqueles que tinham interesse colocaram seu nome à disposição e o sorteio foi feito de forma transparente na presença de todos eles”, disse Oneide Rocha.

Veja a lista dos 12 vendedores que receberão as novas barracas:
1 – Maria de Jesus Silva Rufino
2 – Adriana Maria da Conceição
3 – Maria Feitosa Borges
4 – Maria Aline de Lima Sousa
5 – Marlene Pereira Gomes
6 – Maria Roselma Almeida da Silva
7 – Antônia Ângela de Almeida
8 – Baldina Gonçalves Rodrigues
9 – José Galdino Alves
10 – Paulo Sérgio de Moura Lima
11 – Ângela Maria Almeida
12 – Maria Lourença da Silva

Comerciantes beneficiados com novas barracas. Foto: Marta Soares

Das 49 pessoas que participaram da reunião, 32 colocaram seus nomes à disposição para sorteio e então foram sorteadas as 12 pessoas citadas acima.

De acordo com Camila Luz, a pretensão é fazer a entrega das barracas ainda esta semana: “os comerciantes não terão nenhuma despesa, a prefeitura se encarregará de fazer a instalação das barracas e entregá-las prontas para que os vendedores coloquem seus produtos”, disse.

Para Maria Feitosa Borges, de 57 anos, destes 21 dedicados à comercialização de mel, castanha e doces, em barraca às margens da BR 316, essa iniciativa da prefeitura veio em boa hora: “eu trabalho há 21 anos na minha barraca e sobrevivo disso. Estou muito feliz e satisfeita com essa barraca nova que a prefeitura vai dar pra gente”.

Maria Feitosa Borges, de 57 anos. Foto: Marta Soares