PRODUÇÃO ALIMENTAR

Parceria implantará projeto piloto de horta orgânica em escola municipal

CCOM / segunda-feira, 26 agosto , 2019

Redação: Batista Pereira

Equipe de trabalho debatendo sobre o projeto

Uma reunião realizada na manhã de hoje, 26, na sala de reuniões da Presidência da Câmara de Picos debateu sobre a implantação de horta em escola do município de Picos. No encontro, à convite de Aurino Guimarães, secretário municipal de Agricultura e Abastecimento – SAAb, reuniu o diretor-interino da Universidade Estadual do Piauí – UESPI, Prof. Dr. Renato Rocha, coordenador do curso de Agronomia da UESPI, Prof. Dr. Emerson Vitorino, professores e engenheiros agrônomos da SAAb, além dos vereadores Evandro Paturi (representando a Secretaria de Educação) e Afonso Guimarães Junior.

A intensão da reunião foi planejar uma parceria entre UESPI e as secretarias municipais no sentido de implantar horta orgânica como projeto piloto em uma escola da rede municipal de ensino com a viabilidade de produzir mudas.

Aurino Guimarães, secretário de Agricultura e Abastecimento acredita na implantação do projeto nas escola municipal

De acordo com Aurino Guimarães, o objetivo desse projeto é aproveitar os espaços das escolas e incentivar a formação dos alunos e da comunidade escolar a implantação e manutenção de hortas escolares.

O gestor adiantou que o projeto é um sonho do prefeito Padre Walmir e a parceria com a UESPI viabilizará a realização desse programa dentro das escolas.

Secretário Aurino, ladeado pelos vereadores Afonsinho e Evandro Paturi durante visita na escola

Após a reunião, a equipe visitou o Centro Educacional Maria Gil de Medeiros, onde foi recepcionada pela diretora da escola, Teresinha Damasceno. A educadora abriu as portas do estabelecimento, onde, atualmente, existe uma área livre e sem nenhum uso pela escola.

Equipe em visita ao centro Educacional Maria Gil de Medeiros

Após levantamento do local ficou definido que nessa área da escola, será melhor aproveitado o espaço físico, proporcionando um ambiente mais limpo e agradável, onde serão aplicadas técnicas de manejo de hortaliças, leguminosas, tubérculos, frutíferas e espécies florestais. Melhorando, assim, a qualidade de alimentação escolar, promovendo hábitos alimentares saudáveis.

Teresinha Damasceno, diretora do Centro Educacional Maria Gil de Medeiros

De acordo com Teresinha Damasceno, a visita da equipe de trabalho na escola é importante e que nesse momento é a realização de um sonho e produzir o próprio alimento é um ganho a mais para os alunos da escola.

Renato Rocha, diretor-interino da UESPI, Campus de Picos

Para Renato Rocha, diretor interino da UESPI, a implantação de um projeto como esse é de uma visão muito importante, pois é possível, sim, criar um ambiente de aprendizado para a produção de alimentos nas escolas.

VEJA MAIS IMAGENS DA REUNIÃO