"Á é vida"

Prefeito entrega rede de abastecimento de água em Chapadinha

CCOM / domingo, 17 março , 2019

“Antes eu pegava água a três quilômetros. Hoje, eu tenho água na minha porta. A minha vida mudou”, revela a dona de casa Aires Silva.

Aires Silva, dona da casa

Água nas torneiras

A expressão acima reflete de forma contundente o sentimento que abraça moradores do povoado Chapadinha, localidade encravada na região dos Três Potes. São apenas dez famílias que estão recebendo água potável nas suas torneiras em mais de cem anos de penúria e verdadeira peregrinação na busca pelo líquido para matar a sede e abastecer a casa.

O que era um produto difícil acesso, hoje, a água jorra nas torneiras das casas do povoado Chapadinha. O feito acontece por meio de esforços da prefeitura de Picos em conjunto com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento local e também o aval irrestrito do Sistema Integrado de Saneamento do Piauí – Sisar.

Dona Francisca agradece a chegada da água

“Graças a Deus o problema da água foi superado. Antigamente era só sofrimento. Quem tinha jumento, era bom, quem não tinha sofria demais. Com a água na porta, nós estamos muito felizes e agradecemos a Deus e ao Pe. Walmir e o secretario Dudé pela água que nos chega”, agradece a dona de casa Francisca Silva.

O apoio irrestrito do Sisar

O projeto de abastecimento de água do povoado referido passa por órgãos os quais objetivam o desenvolvimento sustentável de comunidades em situação desfavorecidas em relação aos grandes centros urbanos, como é o caso do povoado Chapadinha, entre outros inúmeros no interior do Piauí.

Jairo Bezerra, Sisar.

O referido órgão, executado em pelo menos três estados, Piauí, Ceará e Bahia, propõe modelo de gestão conduzido pela própria comunidade, onde a forma tarifária aplica-se visando garantir custos de tal gestão.

“É o fortalecimento das parcerias. O Sisar trabalha com suas comunidades, associações e os municípios numa busca pelo desenvolvimento sustentável e a manutenção da vida, além de ser peça fundamental na garantia de uma gestão apropriada aos sistemas de água e esgotos assentados na zona rural”, explica o gerente do órgão em Picos, Jairo Bezerra.

Prefeitura de Picos

Outro parceiro inconteste do projeto de abastecimento do povoado Chapadinha é a própria Prefeitura de Picos, sedimentada na Secretaria Municipal de Agricultura. De acordo o secretário José Venâncio, o referido projeto, objetiva o estímulo das famílias locais a buscarem a agricultura familiar e outros modos de sobrevivência no campo, como a criação de ovinocaprinocultura, piscicultura, por exemplo.

José Venâncio observa a força da água na torneira recém colocada

Secretário José Venâncio

“Isso representa a sensibilidade do prefeito Pe. Walmir Lima diante das dificuldades de viver sem água. A partir daqui, a comunidade fará as funções de desempenho da vida, funções de desempenho da vida de animais, pois a água é vida, a água é tudo”, reflete o secretário.

A voz do gestor

O prefeito Pe. Walmir Lima esteve no local pra a solenidade de entrega da rede de abastecimento de água do povoado Chapadinha. Na oportunidade, Walmir Lima disse que dentre as realizações benéficas a uma determinada comunidade, nada se compara àquilo que gera a vida, no caso da água. Segundo o gestor, não importa o número de envolvidos ou beneficiados, mas o alcance da obra realizada que vem gerar benéficos.

Prefeito em discurso de inauguração e entrega da obra

“Isso me faz recordar uma passagem do Evangélio que diz: Senhor, e se tiver só 60? Faremos do mesmo jeito; e se tiver só 55?  E foi diminuindo: ‘e se tiver só 5? Trataremos da mesma forma. Se tivesse aqui apenas uma família, nós iríamos tratar da mesma forma. Iríamos levar vida para essas pessoas por meio da água”, reforça emocionado o prefeito Walmir Lima.

O referido projeto foi inaugurado na noite de ontem, no Povoado Chapadinha. A rede de abastecimento de água da referida comunidade tem cerca de 1.800 metros de extensão e irá beneficiar pelo menos dez famílias. Na oportunidade, moradores locais participaram da solenidade que lembrou a entrega da obra.

Confira vídeos da obra e depoimentos de moradores: