Garantia Safra

Prefeito Gil Paraibano assina termo de adesão ao Programa Garantia Safra 2022/2023

O Garantia Safra foi criado em 2002 e está vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar - MDA.

/ CCOM / quarta-feira, 3 maio , 2023

Na manhã desta quarta-feira (03), o prefeito Gil Marques de Medeiros, juntamente com o Secretário de Agricultura e Abastecimento de Picos, assinou o termo de adesão ao Programa Garantia Safra 2022/2023. Este Programa garante que o agricultor receba um auxílio por um tempo determinado, caso tenha perdido sua safra em razão da estiagem ou do excesso hídrico.

O Secretário de Agricultura, Mazukiel Alves, explica acerca do Programa. “É um termo de adesão que garante que o município participará do Programa, caso, aconteça a perda da produção do município, esse termo é para a Safra 2022, caso ocorra essa perca, o agricultor receberá no ano de 2023. O Garantia Safra é pago pelo Governo Federal, Estadual e Municipal, é um conjunto. Então, o prefeito assinou, o que garante 100%, que o município está dentro desse Programa, caso aconteça a perca nesse ano de 2023”, explicou o Secretário.

Prefeito Gil Paraibano e Secretário de Agricultura, Mazukiel Alves (Foto: Isael Pereira)

O prefeito Gil Paraibano ressaltou que são seis prestações, e que o município vem dando total atenção para o pagamento desse benefício, bem como assegurou que a gestão está trabalhando em prol de garantir esse direito dos agricultores. “São seis prestações, já foram pagas duas, mas estamos com tudo em dias, essas parcelas são pagas de forma mensal. A parte do município estamos fazendo. Nós temos o Garantia Safra, se houver perca, ele vai dizer o que produziu e o que não produziu, por meio da fiscalização”, pontuou.