Garantia Safra

Prefeitura de Picos entrega boletos do Garantia Safra aos agricultores locais cadastrados

/ CCOM / terça-feira, 17 janeiro , 2023

Por Rawena Sousa

O prefeito Gil Marques de Medeiros entregou os boletos do Garantia Safra aos produtores rurais do município de Picos. A entrega simbólica aconteceu na manhã desta terça-feira, 17, na sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento. Na oportunidade, trinta boletos foram entregues aos produtores rurais cadastrados no programa.

Segundo o prefeito Gil Marques de Medeiros, explica que uma de suas prioridades é atender as necessidades básicas dos produtores rurais locais. “Eu tenho o maior cuidado com o povo que mora no interior, o povo mais sofrido. Temos que dar assistência a eles”, frisou o gestor.

Prefeito Gil Paraibano entrega boleto a agricultor – Foto – Rawena Sousa

O Programa Garantia Safra foi criado em 2002, o é vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O referido benefício assegura ao agricultor familiar, o recebimento de um auxílio pecuniário por tempo determinado. Tal auxílio, ocorre em de perda da safra por conta de estiagem ou o contrário, o excesso de chuvas. A área de atuação do Garantia Safra, inclui cidades da região Nordeste e do Espírito Santo.

Na avaliação do Secretário de Agricultura de Picos, Mazukiel Alves, o Garantia Safra vem beneficiar o produtor rural na sua jornada de execução do plantio da terra diante de problemas decorrentes da seca ou excesso de chuvas.

Mazukiel Alves, secretário de agricultura de Picos – Foto – Rawena Sousa

“O Garantia Safra é uma das principais políticas públicas voltadas aos agricultores do nosso município e o prefeito Gil Marques de Medeiros é bastante comprometido com a agricultura do nosso município em dar total apoio para que possamos realizar ações voltadas para a categoria”, avalia.

O cadastro do Garantia Sagra é realizado anualmente. No município de Picos, os cadastro dos produtores rurais foram feitos numa parceria entre a Emater, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Picos e a própria Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento.

Francisco Tito – Presidene do Sindicato dos Trabalhdores Rurais de Picos – Foto – Rawena Sousa

No município de Picos, pelo menos 1771 produtores rurais estão aptos a receber o benefício, que ocorre por meio da realização de um cadastrado junto aos órgãos competentes, sejam a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento e o sindicato rural local. O valos da taxa de cadastro é de R$24,00.

O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Picos, Francisco Tito, destacou os benefícios junto aos produtores rurais cadastrados no Programa Garantia Safra em caso de perda de safra.

“O Garantia Safra é um documento que permite ao produtor rural comprovar sua atividade rural junto ao Governo Federal, na obtenção do benefício previdenciário e outros”, pontua.

Veja mais imagens!