Garantia Safra

Prefeitura de Picos faz a entrega dos boletos do Garantia Safra aos agricultores cadastrados

Ao todo, 1.850 produtores rurais foram cadastrados no programa Garantia Safra.

/ CCOM / sexta-feira, 12 janeiro , 2024

A Prefeitura de Picos, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, iniciou a entrega do boletos referentes ao Garantia Safra 2023/2024. O benefício é uma ação do Governo Federal, por meio do Pronaf – (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), e visa assegurar renda aos produtores com perda da safra atingidos pela seca ou o excesso de chuvas, sobretudo aqueles que vivem no semiárido.

Secretário Mazukiel Alves, agricultora e o prefeito Gil Marques de Medeiros – Foto – Roberto Oliveira

O Programa Garantia Safra, na avaliação do secretário Mazukiel Alves, é um programa fundamental, no que concerne a garantia dos agricultores face à perda da sua produção. Segundo o gestor, a administração do prefeito Gil Marques de Medeiros, garantir o repasse dos valores aos trabalhadores rurais picoenses é uma constante preocupação, assegurando assim, seus direitos. Lembrando que o prazo máximo de pagamento por parte dos agricultores cadastrados é o próximo dia 30 do corrente mês.

Agricultores recebem boleto – Roberto Oliveira

“Assegurar o Garantia Safra ao agricultores de Picos é uma preocupação do prefeito Gil. Ele paga todos os aportes em dia para que o trabalhador rural não seja penalizado, no caso de uma futura perda de produção. Com isso, o agricultor do município estará recebendo seu dinheiro, e assim, minimizando os efeitos da estiagem no município. Peço a todos os agricultores cadastrados que venham na secretaria e retire seu boleto”, pontua.

Mazukiel Alves, Secretário de Agricultura – Foto – Roberto Oliveira

A entrega dos boletos do Garantia Safra foi iniciada na manhã desta quinta-feira, 11, na sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento. Na manhã desta sexta-feira, o prefeito Gil Marques de Medeiros acompanhou a referida entrega dos boletos. De acordo com o gestor, assegurar programas desta envergadura é uma das políticas basilares de sua gestão.

“O Seguro Safra é muito importante para os agricultores e a prefeitura assume todos os aportes para garantir o programa no município. A provisão tem que haver porque se não o povo não sobrevive. Então, vamos esperar que chova bem, para todo mundo plantar e tirar uma boa safra”, comenta.

O agricultor Jonas Sobrinho, da localidade Saquinho, veio receber o seu boleto para garantir o recebimento do programa, caso ocorra perda sua produção agrícola.

Jonas Sobrinho, agricultor – Foto – Roberto Oliveira

“Eu recebo muito satisfeito esse boleto, graças a Deus. Mas eu queria que o inverno fosse bom para o agricultor garantir a sua safra”, conclui.

Para o cadastramento dos produtores rurais de Picos, equipes da Secretaria Municipal de Agricultura, realizaram visitas junto às comunidades rurais picoenses. Ao todo, 1.850 produtores rurais foram cadastrados no programa Garantia Safra. Os interessados devem procurar a sede de Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, na Rua Moacir Luz, nº 62, bairro Canto da Várzea, das 8h às 14h.

Garantia Safra

O Garantia Safra foi criado em 2002 e está vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar – MDA. Esse benefício social garante ao agricultor familiar o recebimento de um auxílio pecuniário, por tempo determinado, caso perca sua safra em razão do fenômeno da estiagem ou do excesso hídrico. Sua área de atuação inclui os municípios da região Nordeste e do Espírito Santo.

A CAIXA atua como Agente Operador do Programa Garantia Safra, sob gestão do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar – MDA. Os recursos para o pagamento dos benefícios provêm das contribuições dos agricultores (taxa de adesão), dos municípios, dos estados e da União, que, juntas, formam o Fundo Garantia Safra (FGS).

Ouça entrevistas!

Veja mais imagens!