Fomento à agricultura familiar

Prefeitura de Picos recebe caminhão para auxiliar produtores

CCOM / terça-feira, 19 março , 2019

Uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Social, Secretaria e Desenvolvimento Rural do Piauí e a Prefeitura de Picos, por Meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, resultou na aquisição de um caminhão para auxiliar nas demandas de agricultores da região de Picoense.

Prefeito Pe. Walmir Lima, José Venâncio e deputado Assis Carvalho.

“O caminhão que ora adquirimos, servirá para apoio básico junto à Agricultura Familiar com o escoamento da produção agrícola e outras atividades inerentes. De forma que traga o fomento à todas as atividades do meio rural desse município”, destaca José Venâncio, secretário de agricultura local.

Prefeito Pe. Walmir Lima.

O referido caminhão estará à disposição dos agricultores locais e região, sendo necessário para o seu uso, apenas solicitação previa junto à referida secretaria de agricultura, onde será feito um agendamento segundo à necessidade e a procura dos produtores rurais.

Esforços conjuntos

Conta ainda José Venâncio que a prefeitura e a secretaria de agricultura local têm atuado de forma conjunta no intuito de promover ao agricultor da região picoense, todo apoio e benefício, por meio de ações concretas. De acordo com o secretário, a iniciativa parte também da sensibilidade do prefeito Pe. Walmir Lima em provocar o estímulo da produção do homem do campo.

Secretário José Venâncio.

“É assim que a nossa secretaria tem atuado, sob orientação do nosso prefeito, que tem estimulado o produtor rural a trabalhar e gerar renda. O nosso prefeito demonstra assim, grande sensibilidade à causa do homem e da mulher do campo. A prova disso, além dessa aquisição, é a extensão da rede de abastecimento de água do Povoado Chapadinha, onde o prefeito entregou a rede água que os moradores locais não tinham há mais de cem anos. Portanto, é uma administração que promove o bem comum”, reflete José Venâncio.

Prefeito Pe. Walmir Lima e José Venâncio recebendo a chave da representante da SDR.

Povoado Chapadinha

Num contexto em que realmente a ‘união faz a força’, diz o ditado popular, o Povoado Chapadinha demonstra tal assertiva, ou seja, o esforço conjunto entre a prefeitura de Picos e seus órgãos em atender às necessidades da comunidade picoense em suas demandas mais básicas, está proporcionado resultados expressivos e benéficos à sociedade picoense.

Torneiras jorram na comunidade Capadinha

José Venâncio abre torneira com que não existia antes.

Exemplo disso, entre inúmeros, é o caso da água. Povoado Chapadinha sofria há mais de cem anos pela fata da água nas torneiras das residências do lugar. Moradores andavam pelo menos três quilômetros para buscar água visando atender suas necessidades essências, como água para beber.

Nesse contexto, o prefeito Pe. Walmir Lima, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, entregou no último dia 16, a rede de água de 1.800 metros à comunidade referida. Lá, serão beneficiados pelo menos 10 famílias pela incitativa.

Na ocasião, o prefeito Pe. Walmir Lima argumentou que a administração pública não é um aparelho isolado, pois, para o gestor, cada órgão da administração deve andar lada a lado, onde o objetivo é promover o bem comum.

“Não posso estar em todos lugares. Para isso, existem as secretarias e coordenadorias as quais realizam seus afazeres numa busca constante pela integração do todo, que é a gestão pública. Assim, nós devemos andar sempre juntos e trilhar caminhos cada vez mais retos em benefício da nossa sociedade”, analisou o prefeito.

A aquisição

O adquirido é um caminhão Ford modelo 815, zero KM, com capacidade de carga de 4000 kg alimentos.