Garantia Safra

Prefeitura de Picos entrega boletos do Garantia Safra aos agricultores cadastrados

"Esses boletos vão assegurar aos produtores uma renda, caso ocorra a perda de safra. Esse programa vai auxiliar de alguma forma ressarcir as pessoas do campo"

/ CCOM / terça-feira, 4 janeiro , 2022

Criado em 2002, o Garantia Safra é vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O benefício garante ao agricultor familiar, receber auxílio pecuniário por tempo determinado, caso ocorrra perda da safra em função da estiagem ou excesso de chuva. Sua área de atuação inclui os municípios da região Nordeste e do Espírito Santo.

No município de Picos, os boletos do Garantia Safra foram entregues simbolicamente na manhã de hoje aos agricultores cadastrados. A entrega acorreu na sede da Prefeitura.

Secretário Mazukiel Alves entrega boleto do Garantia Safra

Segundo o Secretário de Agricultura de Picos, Mazukiel Alves, o Garantia Safra vem beneficiar o produtor rural na sua jornada de execução do plantio da terra diante de problemas decorrentes da seca ou excesso de chuvas.
“Esses boletos vão assegurar aos produtores uma renda, caso ocorra a perda de safra. Esse programa vai auxiliar de alguma forma ressarcir as pessoas do campo”, destaca o gestor.

Secretário Mazukiel Alves, Secretário de Agreiculutra de Picos

Em Picos, são pelo menos 1890 agricultores cadastrados no Garantia Safra. O cadastramento dos agricultores foi realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais locais.

Entrga simbólica do boleto Garantia Safra

Para o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Picos, Francisco Pereira, o Garantia Safra incentiva de forma direta o produtor rural no trabalho com a terra, além da questão social, já que o documento inside em questões previdenciárias para o agricultor.
“É um pequeno incentivo junto ao plantio. Também tem a questão para o benefício previdenciário, que por ventura o trabalhador rural venha solicitar junto ao INSS”, explica o sindicalista.
Aração de terras
A Prefeitura de Picos, por intermédio da Secretaria de Agricultura, está realizando a aração das terras na região picoense. Segundo Mazukiel Alves, pelo menos setenta por cento das terras que envolvem a grande Picos, já foram aradadas.
“Este trabalho já vem sendo feito desde o fim de novembro passado. O prefeito Gil Paraibano está sempre preocupado com isso. Hoje acredito que tem mais de setenta por cento das terras já estão aradadas, pronto para o plantio”, explica o gestor.
Para receber aração da sua terra, o produtor terá que se dirigir à sede da Secretaria de Agricultura de Picos para fazer seu cadastro. Mazukiel Alves explica ainda que o custo é quase zero para o produtor.
“Disponibilizamos o trator e o profissional. O agricultor entra com apenas o combustível. O prefeito Gil Paraibano garantiu que iremos aradar cem por cento das terras do nosso município”, assegura.