Secretaria de Agricultura de Picos fecha parceria com a Uespi

CCOM / quarta-feira, 24 julho , 2019

Roberto Oliveira

A Prefeitura de Picos, por intermédio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, firmou acordo de cooperação técnica com profissionais da Universidade Estadual do Piauí Campus de Picos.

Reunião aconteceu na Uespi de Picos

O acordo integra uma gama de ações em forma de parcerias estipuladas pelo secretário Aurino Guimarães, as quais pretendem estimular a Agricultura Familiar picoense. A parceria celebrada acontece entre a Secretaria de Agricultura e Abastecimento local e o curso de Agronomia da Uespi, Campus Professor Barros Araújo, bairro Altamira.

“A prefeitura entra com os insumos e a Uespi com a mão de obra, ou seja, eles irão oferecer a mão de obra dos alunos e professores e nós enquanto prefeitura, daremos apoio total para a efetivação de nossas parcerias”.

Projetos anunciados

Informa o gestor que está em fase de elaboração pelo menos três projetos a serem inseridos no plano de parcerias criado pela secretaria de agricultura picoense no âmbito da Universidade Estadual do Piauí, Campus Professor Barros Araújo em Picos.

Projeto hortas nas escolas envolve alunos das escolas municipais e acadêmicos da Uespi

Quais sejam: projeto de desenvolvimento de hortas nas escolas municipais, onde estudantes serão orientados pelos acadêmicos de agronomia da Uespi, a criação e acompanhamento de hortas comunitárias na localidade Chapada do Mocambo, além da produção de mudas de árvores.

“Vimos lá na Uespi um viveiro de produção de mudas, onde os alunos tomam conta, mas está precisando de alguns insumos que eles não tem, então vamos entrar com os insumos, e eles com a mão de obra, a tecnologia. Acho que essa é uma parceria que renderá muitos frutos para a cidade, Picos será um modelo”, relata o gestor.

Projetos terão todo suporte da prefeitura de Picos

De acordo com Aurino Guimarães, toda produção das referidas hortas, metade ficará ao encargo da Uespi e a outra metade será entregue às comunidades carentes de Picos por meio da secretaria de agricultura local. O gestor acrescenta que tais projetos beneficiarão diretamente comunidades carentes de Picos, por levar alimento gratuito às suas mesas.

Durante a reunião, estiveram presentes, além do sectário Aurino Guimarães, o vereador Afonsinho, o professor de agronomia da instituição, Renato Rocha e o coordenador de estradas vicinais, Nilton César.