Visita Técnica

Secretaria de Agricultura realiza visita técnica à Horta Comunitária da Chapada do Mocambo

A Horta Comunitária foi criada em 2019, através de uma iniciativa da Secretaria de Agricultura de Picos.

Visita Técnica do Sevretário de Agricultura à Horta Comunitária da Chapada do Mocambo (Foto: Jackelany Vasconcelos)

/ CCOM / quinta-feira, 28 abril , 2022

Na manhã desta quinta-feira (28), a Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria de Abastecimento e Agricultura em parceria com o SEBRAE – Regional de Picos, Projeto Agro Nordeste, realizaram uma visita técnica à Horta Comunitária na localidade Chapada do Mocambo.

A visita técnica consiste em levar orientações para as produtoras e analisar como está ocorrendo os plantios.

O Secretário de Agricultura, Mazukiel Alves, destacou que a Horta Comunitária é muito importante, pois traz uma série de benefícios para a comunidade e que a Prefeitura, através da Secretaria está com um projeto de irrigação para facilitar o trabalho. “É um projeto muito bonito, realizado por mulheres, que traz vários benefícios significativos, onde elas produzem, visando melhorar a renda delas. E a prefeitura, através da Secretaria de Agricultura está buscando dar um apoio fundamental nessa horta, estamos elaborando um projeto de irrigação para facilitar o manejo, para que possa viabilizar ainda mais a produção aqui na Chapada do Mocambo”, destacou o secretário.

Secretário de Agricultura, Mazukiel Alves, (Foto: Jackelany Vasconcelos)

De acordo com o Engenheiro Agrônomo, Felipe Lucena, a Horta Comunitária compreende uma área de 50/50 metros quadrados. Ele falou ainda sobre as hortaliças e que estão visando inserir nesse trabalho as hortaliças-frutos. “Inicialmente era cheiro-verde, alface, couve-flor. No entanto com o passar do tempo, vimos a necessidade de diversificar essa produção, como maneira de alcançar um maior nicho de mercado e passar a trabalhar com hortaliças-frutos, onde vimos a necessidade da introdução do tomate, pimentão aqui no cultivo da horta comunitária com as meninas e deu certo. E temos o objetivo de aumentar essa produção de pimentão.”, ressaltou o engenheiro agrônomo.

Engenheiro Agrônomo, Felipe Lucena, (Foto: Jackelany Vasconcelos)

A representante da Horta Comunitária, Maria Francisca, relatou que tem expectativa de que neste ano, a produção vai ser muito proveitosa, pois a Secretaria de Abastecimento e Agricultura tem dado suporte para que isso aconteça. “Eu estou achando que daqui para frente, vamos ter uma produção muito boa, porque faltava água e essa está sendo garantida, e com esse suporte, essa parceria de todos juntos, eu vejo que é o que vai fortalecer mais ainda nossa horta e nosso grupo em geral”, relatou a representante.

Representante da Horta Comunitária da Chapada do Mocambo, Maria Francisca, (Foto: Jackelany Vasconcelos)

O Assessor Técnico da Secretaria de Abastecimento e Agricultura, Sebastião Lauriano, afirmou que irá fazer um orçamento e planejamento, com intuito de buscar recursos para melhorar o sistema de irrigação da Horta. ‘Vou fazer um orçamento e um planejamento, para que a gente possa melhorar a horta comunitária ao que diz respeito ao sistema de irrigação, pois vi que está deixando a desejar nessa parte de uma mini irrigação no sistema.”, afirmou o assessor técnico.

Assessor Técnio da Secretaria de Abastecimento e Agricultura, Sebastião Lauriano, (Foto: Jackelany Vasconcelos)

A visita contou com a presença do Secretário de Agricultura, Mazukiel Alves; o Engenheiro Agrônomo, Felipe Lucena; o Assessor Técnico da Secretaria de Agricultura, Sebastião Lauriano, bem como as representantes do grupo responsável pela Horta na comunidade.

Veja mais imagens!

Confira na íntegra as entrevistas!