Agricultura

Secretário de Agricultura participa de reunião para discutir números da produção agrícola do município de Picos

A ação é fundamental, no sentido de que políticas públicas sejam elaboradas e efetivadas pela gestão junto aos agricultores.

Corpo técnico da Secretaria de Agricultura participou da reunião (Foto: Roberto Oliveira)

/ CCOM / quarta-feira, 14 dezembro , 2022

Por: Roberto Oliveira

O Secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento, Mazukiel Alves, participou na manhã desta quarta-feira, 14, de uma reunião que tratou sobre as estimativas de produção, preço e áreas plantadas no município picoense. A reunião ocorreu na sede da Secretaria de Agricultura de Picos.

Segundo o gestor, a ação é fundamental, no sentido de que políticas públicas sejam elaboradas e efetivadas pela gestão municipal junto aos agricultores familiares locais. “É bastante importante para o nosso município essa reunião, posto que tratamos de forma elucidativa, toda produção agrícola familiar do nosso município”, salienta o Secretário.

Mazukiel Alves, Secretário de Agricultura (Foto: Roberto Oliveira)

A reunião de estimativa de produção e outras ações voltadas para o campo, é realizada pelo menos seis vezes por ano, momento em que ações de plantio sobre culturas distintas, diga-se, desde o arroz até o milho, são discutidas e colocados em relatório junto ao IBGE.

“A estimativa é feita desde o início do plantio, passando pela colheita, até à venda, envolvendo toda produção agrícola do município de Picos. É por meio desses números que a gente repassa as demandas ao prefeito, visando atender os produtores do nosso município. Os números aqui discutidos, irão influenciar na elaboração de políticas públicas junto à agricultura familiar do município de Picos”, pontua o gestor.

Participaram da reunião, o próprio Secretário de Agricultura de Picos, Mazukiel Alves e o corpo técnico da referida secretaria, além de representantes do IBGE e do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural – EMATER. Durante a ação, foram discutidos números estimativos de toda as ações de culturas realizadas pelos agricultores ao longo ano no município picoense.