Atividades de prevenção

Alunos da rede municipal de ensino recebem palestras sobre gravidez na adolescência

CCOM / terça-feira, 3 novembro , 2015

Escola Municipal Frei Damião

Cerca de 20% dos bebês que nascem anualmente no Brasil são frutos de uma gravidez na adolescência, de acordo com dados do IBGE. Com base nisso a equipe da Unidade Básica de Saúde Canto da Várzea II, órgão ligado a Secretaria Municipal de Saúde, realizou na tarde desta terça – feira, 03/11, uma palestra para professores e alunos do 6° ao 9°  da escola Municipal Frei Damião, sobre gravidez na  adolescência e Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST´s.

Dezenas de estudantes em idade reprodutiva lotaram a sala de aula da escola para receberem orientações sobre responsabilidade sexual e o uso de preservativos em qualquer relação sexual.  A forma dinâmica prendeu a atenção de cada estudante e estimulou a participação mesmo daqueles mais tímidos, várias perguntas foram feitas e cuidadosamente respondidas. A atividade teve como objetivo principal alertar sobre os cuidados que os jovens têm que ter para garantir uma vida sexual saudável.

Foto: Marcos Valerio

“A escola sempre teve essa preocupação em está oferecendo palestras sobre os mais diversos assuntos, para isso contamos com parceiros  dos profissionais de saúde do canto da várzea II, o nosso objetivo é proporcionar informações e orientações para os alunos que são matriculados aqui na unidade, é importante prepararmos eles para a vida, para tudo o que poderá acontecer”, destacou a diretora da escola, Maria das Mercês.

Flávia Rodrigues, 13 anos.

A aluna do 7° ano, Flávia Rodrigues, 13 anos, escutou atentamente todas as informações repassadas, ela afirmou que momentos como esses são que grande valia para os jovens. “É sempre muito bom está participando dessas palestras, pois podemos está tirando dúvidas e aprendendo um pouco mais sobre o assunto”, disse.

Equipe da Unidade Básica de Saúde Canto da Várzea II

Na ocasião se fizeram presentes, as agentes comunitárias de saúde, a cirurgiã dentista Drª Tanandra Sampaio, a assistente social, Keline Barros e o acadêmico de enfermagem da Universidade Federal do Piaui, Maurilio Franco.