Ações de cuidado com a saúde

Alunos da rede publica de ensino recebem orientação sobre cuidados com a saúde

CCOM / terça-feira, 17 maio , 2016

Unidade Escolar Coelho Rodrigues

A necessidade da existência de serviços de saúde de qualidade tem sido colocada como um desafio para o alcance de melhores condições de vida e de saúde dos adolescentes e jovens brasileiros, pensando nisso a Fundação Delta do Parnaíba – FUNDELTA em parceria com o Governo do Piauí, Secretaria de Estado da Saúde – SESAPI e a Prefeitura municipal de Picos, através da Secretaria Municipal de Saúde, está desenvolvendo, durante todo o mês de maio uma série de “Ações de cuidados com a Saúde de Jovens e Adolescentes” nas escolas da rede publica de ensino municipal e estadual.

Ações de cuidado com a saúde.

A primeira instituição de ensino a receber a ação da FUNDELTA e a equipe da Estratégia de Saúde da Família (Unidade Básica de Saúde Antenor Neiva), do Núcleo de Apoio a Saúde da Família – NASF 1C e do Programa de Saúde da Escola – PSE, foi a Unidade Escolar Coelho Rodrigues, localizada na R. Monsenhor Hipólito, SN – Centro. As atividades foram realizadas na manhã desta segunda – feira, 16/05.

Fotos: Joel Fotografias

“O município de Picos abraçou essa ideia, abraçou essa parceria, abraçou essa ajuda que a FUNDELTA nos deu para que nós pudéssemos operacionalizar as ações de promoção e proteção aos jovens e adolescentes da cidade de Picos”, ressaltou a assessora técnica da saúde, enfermeira Conceição Portela.

A disseminação de informações sobre gravidez na adolescência, Doenças Sexualmente Transmissíveis – DSTs, Drogas e alimentação saudável, chegaram a mais 180 jovens e adolescentes, do nono ano e do ensino médio, dividido em três turmas. De acordo com a coordenadora do programa, Layana Rufino, o principal objetivo das ações é conscientizar e formar, dentro das escolas, jovens multiplicadores das temáticas de prevenção em saúde. “Esperamos que esses jovens e adolescentes tenham um modo de vida saudável em relação a todos esses temas trabalhados nesse dia de atividades”, ressaltou.

Oficinas em sala de aula

O conteúdo das palestras foram discutidos de forma simples, levando sempre em consideração a idade dos jovens para melhor realizar a abordagem sobre os temas. A ação visa associar o momento de conscientização, para que os adolescentes não se esqueçam dos cuidados básicos. Os estudantes da escola se atentaram ao máximo a abordagem do assunto, proferido pelos profissionais de saúde.

“É um projeto muito importante que fala de temas como as de hoje, ensinando como os jovens devem agir diante de algumas situações, por exemplo, tem adolescentes engravidando muito cedo, muitos jovens fazendo uso das drogas, esse projeto veio para nos ajudar, nos orientar sobre o que é certo ou errado”, finalizou o estudante Anderson Sousa.