Combate a Aids

Atividades marcam Dia Mundial de Luta contra a Aids em Picos

CCOM / terça-feira, 1 dezembro , 2015

Centro de Testagem e Aconselhamento - CTA.

Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA.

A Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio do Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA realizou na manhã desta terça-feira, 01/12, uma programação especial alusiva ao Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. Entre as ações realizadas estão palestras educativas, testes rápidos para o diagnóstico de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, além da distribuição de preservativos, gel e material educativo. As atividades acontecem das 8h às 13h.

De acordo com a coordenadora do CTA, Ozeane Silva, a data de hoje tem como objetivo orientar e aconselhar as pessoas na prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis, detectar possíveis casos e acompanhar os que forem diagnosticados. “Hoje, os profissionais de saúde realizaram atividades educativas, abordagem informativa, serviço de testagem rápida para HIV e discussões sobre a temática de doenças sexualmente transmissíveis, temos uma equipe multiprofissional: Enfermeiro, psicólogo, assistente social, médico, justamente para aconselhar, tirar duvidas de qualquer pessoa sobre a AIDS ou qualquer outra DST”, disse.

Dia mundial de combate a AIDS.

Para o secretário Municipal de Saúde, José Venãncio, as ações são importantes para a prevenção e o combate à doença. “O Centro de Testagem e Aconselhamento preparou uma manhã de atividades de caráter educativo e preventivo e as pessoas foram receptíveis com a equipe”, disse.

Secretário Municipal de Saúde, José Venâncio.

O número de pessoas infectadas com o vírus do HIV, na cidade de Picos, sofreu uma redução de quase 50%. Dados divulgados pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) apontam que até o início de novembro já haviam sido catalogados 28 casos da doença. Já em 2014, os casos atingiram a marca de 43 pessoas infectadas com o vírus. “Por mês realizamos cerca de 460 atendimentos, o que dá uma média diária de 40 coletas. Então isto mostra que o nosso trabalho começa a ter resultados positivos”, disse Ozeany Silva.

Foto: Marcos Valerio