Combate ao aedes aegypti

Bairro Pedrinhas recebe mutirão contra mosquito da Dengue

CCOM / terça-feira, 2 fevereiro , 2016

Mutirão de combate a dengue no bairro pedrinhas

O bairro Pedrinhas recebeu na manhã desta terça-feira, 02/02, um mutirão de prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zica vírus. Contando com a parceria de várias secretarias municipais, Terceiro Batalhão de Engenharia e Construção, Corpo de Bombeiros, a Prefeitura de Picos, através da Secretaria Municipal de Saúde, disponibilizou agentes comunitários de saúde e endemias e caminhões para uma limpeza no bairro em busca de focos e locais que possam se transformar em criadouros do mosquito aedes aegypti.

“Esta ação de combate ao mosquito aedes aegypti começou desde o dia 18 de dezembro com caminhadas, encontros, reuniões e ações em vários bairros da cidade e zona rural através das agentes comunitárias de saúde e também através dos agentes de endemias, hoje nós intensificamos e ampliamos esse trabalho, através do regime de mutirão aqui no bairro pedrinhas, nós iniciamos um trabalho de abordagem as residências, um trabalho educativo, um trabalho também que a secretaria de serviços públicos e de meio ambiente se irmanaram a nossa secretaria”, disse o secretário municipal de saúde, José Venâncio.

Parceria do 3º BEC

A região é considerada um dos locais com maior número de casos de dengue na cidade. Os profissionais de saúde e do 3º Bec percorrem as ruas do bairro das 8h às 12h fazendo eliminação de criadouros e tratamento focal com larvicidas. O caminhão da secretaria de serviços publicos passou recolhendo todos os objetos inservíveis e que podem acumular água. Os funcionários também esclarecem sobre os hábitos do mosquito, formas de contágio das doenças, sintomas e locais preferidos para a postura dos ovos.

Trabalho de combate e conscientização

“A população do bairro pedrinha precisa dar continuidade nesse trabalho de limpeza, não deixar água parada, jogar seu lixo no local adequado para que possamos está nos protegendo em relação ao mosquito aedes aegypti, que transmite dengue,  chikungunya e zica vírus, então o recado para a população é que esse é um trabalho pontual, que a gente está fazendo de forma bem abrangente em todo o bairro, mas que cada um tem que se comprometer de dar continuidade a esse trabalho”, ressaltou a coordenadora de vigilância epidemiológica, Karyelli Alencar.

Dona de casa Maria Cristina

A dona de casa Maria Cristina parabenizou a secretaria municipal de saúde pela iniciativa, tanto pela ação de limpeza, quanto pelo mutirão para conscientizar as pessoas sobre como combater os focos do mosquito. “Uma iniciativa ótima, mas a secretaria de saúde de Picos pode até está fazendo a parte de vocês, mas se a gente não fizer a nossa não vai valer a pena, a contribuição da população é mais importante”, enfatizou a dona de casa.

Equipe da secretaria municipal de saúde e parceiros.

Foto: Joel Fotografias