Combate a hanseníase+,

Blitz educativa alerta sobre os perigos da hanseníase em Picos

CCOM / segunda-feira, 1 fevereiro , 2016

Blitz educativa de combate a hanseníase.

A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, realizou na manhã desta segunda-feira, 01/02, uma blitz educativa na Estrada de Santos, em frente ao Fórum Senador Helvidio Nunes. A iniciativa foi em alusão ao dia Mundial de Combate à Hanseníase, comemorado no dia 25 de janeiro. O objetivo foi conscientizar a população picoense acerca dos sinais e sintomas da doença, importância do diagnóstico precoce, e reafirmar o compromisso de luta contra a doença no município de Picos.

Durante a ação foi realizada a distribuição de panfletos, folders, porta lixos e adesivos para os carros com informações sobre o que é a doença, forma de transmissão e os principais sinais e sintomas da hanseníase, tendo em vista que Picos e macrorregião é bastante endêmica. A ação educativa aconteceu entre às 8h e 10hs.

Estrada de Santos, em frente ao Fórum Senador Helvidio Nunes.

A atividade contou com a parceria dos alunos de enfermagem da Universidade Federal do Piauí, pesquisadores do projeto IntegraHans e a Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana. “Esta atividade faz parte do calendário anual do serviço de controle a hanseníase, tem como sensibilizar a comunidade e os profissionais de saúde para o diagnóstico precoce da doença, prevenção de incapacidade e evitar as deformidades, ressaltou o Coordenador do Programa de Controle e Tratamento da Hanseníase, Gilberto Valentim.

IMG_20160201_085314294

O município conta uma Coordenação de Combate à Hanseníase, cuja equipe está preparada para atender bem todos aqueles que necessitarem de atendimento para o tratamento da doença. O tratamento  é oferecido também em todas as unidades básicas de saúde de Picos.