Vacinação Antirrábica 2015

Campanha de vacinação contra raiva começa neste sábado (28) em Picos

CCOM / terça-feira, 24 novembro , 2015

Foto: Marcos Valerio

Foto: Marcos Valerio

A Campanha de Vacinação Antirrábica 2015 na zona urbana de Picos será realizada neste sábado, 28 de novembro. No total, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) irá disponibilizar 29 postos (Unidades Básicas de Saúde) fixos e volantes de vacinação, das 08 às 17hs. A meta da secretaria municipal de saúde é vacinar 12.065 animais, sendo 9.021 cães e 3.044 gatos. A vacinação é voltada para animais a partir de um mês de idade e fêmeas paridas há mais de quinze dias, e é gratuita.

A chefe de Setor do Centro de Zoonoses (CCZ), Agenor Martins, ressalta que o transporte do animal deve ser feito de forma adequada. “Cães devem ser levados na coleira com a guia e gatos em caixas apropriadas para transporte. Com esse cuidado, evitamos fugas e acidentes com os animais domésticos”, orienta o veterinário. Animais com temperamento agressivo devem estar com focinheira.

O objetivo é a imunização de animais domésticos, como o cão e o gato, é muito importante, pois eles são as principais fontes de infecção para o homem. “A Cidade montou um esquema especial para o desenvolvimento da campanha, no dia 28, próximo sábado, estaremos realizando a campanha na zona urbana do município, 29 postos de saúde e unidades moveis estarão realizando a vacinação”, disse o coordenador do Centro de Zoonoses, Agenor Martins.

ZONA RURAL

A vacinação na zona rural terá inicio no dia 30 de novembro e se estenderá até o dia 04 de dezembro.  Equipes motorizadas estarão percorrendo as localidades do interior vacinando cães e gatos. A raiva é uma doença transmissível de animal para animal e de animal para o ser humano. O contágio ocorre por mordidas, arranhões ou lambedura de cães, gatos, macacos ou outros mamíferos infectados pelo vírus.

CRONOGRAMA:

DIA 30 DE NOVEMBRO: Mirolandia, Barbosa, Miroró, Chapada do fio, Fátima do Piauí, Três potes, Altamira, Coroatá, Angico torto, Chapada do Mocambo, Fornos, Pirco, Juai, Lagoa dos Felix, Chapadinha, Cabaços, Canto da aroeira, Caldeirão, Angico Branco dos Cassianos, Gameleira dos Rodrigues, Riacho Seco, Oitis.

DIA 01 DE NOVEMBRO: Baixo de Dr. Moura, Macacos, Palmeiras, Junco dos Monteiros, Cristovinho, Custaneira, Curralinho I e II, Serra do Tanque, Taboleiro, Estivaria, Gameleira dos Galdinos, Tanque, Morro do Simão, Tamboril, Morro redondo, Carnaiba I e II, Bocolô, Olho d´agua do Paulo.

DIA 02 DE NOVEMBRO: Baixo do Ipueira, Umari, Morro da Cruz, Malhada Grande, Morro da areia, Lagoa Comprida, Ponto D água, Cipauba, Lagoa Grande dos Holandas, Bugi dos Almondes, Morrinhos, Valparaiso, Tanque Grande, Baixa da Garça.

DIA 03 DE NOVEMBRO: Saquinho, Pedra rolada, Mesa grande, Criminoso, Dengoso, Estreito, Pitombeira, Várzea grande, Capitão de Campo, Retiro, Vaca morta, Morro grande, Canivete, Roça Nova, Monte Santo, Malhada Grande dos Teixeiras, Lagoa do Barro, Samambaia, Riacho Vermelho, Lagoa Grande, Lagoa Salgada, Olheiros.

DIA 04 DE NOVEMBRO: Tapera, Torrões, Volta do Morro, Cantinho, Futuro, Alegre, Pimpona, Boa Fé, Alto dos Canutos, Lagoa Grande, Boqueirão dos Rodrigues, Angical dos Domingos, Taboleiro, Vigia, Corrente, Jatobazinho, Cajazeiras, Tabatinga.