Movimento Outubro Rosa

Campanha do Outubro Rosa na UBS Cecília Neri II alerta para a prevenção

CCOM / quinta-feira, 22 outubro , 2015

Unidade Básica de Saúde Cecília Neri

Unidade Básica de Saúde Cecília Neri

Em Picos, a campanha “Outubro Rosa” vem cumprindo seu papel de alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. A tarde desta quinta-feira (22) foi especial para as mulheres do bairro São José. Profissionais da Unidade Básica de Saúde Cecília Neri II promoveram uma série de atividades educativas e alusivas ao Outubro Rosa, que visa conscientizar sobre a principal causa mundial de morte por câncer da população feminina.

Dezenas de mulheres com idade entre 25 e 64 anos participaram de palestras, solicitaram mamografias e realizaram exame clinico das mamas. Durante o evento a nutricionista Valéria Albuquerque, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) falou sobre alimentação saudável. Logo em seguida foi a vez da enfermeira responsável pela unidade de saúde, Sauanna Sany, orientar as pacientes sobre o autoexame, testes rápidos e atendimentos clínicos voltados para a saúde feminina.

Movimento Outubro Rosa

Movimento Outubro Rosa

“O movimento Outubro Rosa é um evento mundial e tem por objetivo sensibilizar e alertar toda a população quanto à importância da detecção precoce do câncer de mama, então a unidade básica de saúde Cecília Neri não poderia deixar de proporcionar as mulheres aqui do bairro esse momento, onde nós preparamos palestras, solicitação de exames, exame clinico, dentre outras atividades”, ressaltou enfermeira responsável pela unidade de saúde, Sauanna Sany.

Josefa Maria de Carvalho

Josefa Maria de Carvalho

Josefa Maria, de 69 anos de idade, que sempre participa dos eventos realizados na UBS, falou da campanha. A equipe da unidade básica de saúde estão de parabéns pela iniciativa, agente sempre escuta falar que o câncer de mama é o que mais mata as mulheres no mundo,  então toda informação é bem vinda e nada melhor do que se prevenir e saber os cuidados que devemos ter”, disse.