Foram 128 atendimentos, quatro casos diagnosticados e cinco suspeitos de hanseníase em Picos

Carreta da Saúde promove ação contra a hanseníase em Picos.

CCOM / quarta-feira, 1 julho , 2015

Praça Josino Ferreira

Praça Josino Ferreira

A Carreta da Saúde “Ponto Final na Hanseníase” que percorre o Brasil promovendo a detecção e o tratamento da doença esteve em Picos nesta quarta-feira, 30. No município, a carreta ficou estacionada na Praça Josino Ferreira, ao lado da agencia dos Correios. O veículo, que comporta cinco consultórios e um laboratório para que os profissionais do município possam atuar, realizou atendimentos das 8h às 17h.

“Nós estamos com a carreta da hanseníase aqui no município de Picos, é uma parceria do Ministério da Saúde, a Novarti e a Secretaria Municipal de Saúde, a carreta viaja todos o país ajudando os municípios em diagnostico em hanseníase, a unidade móvel conta com médico, enfermeiros, técnicos de enfermagens e técnicos de laboratório para fazer o diagnostico, o tratamento é gratuito”, ressaltou o o Coordenador do Programa de Controle e Tratamento da Hanseníase, Gilberto Valentim

Atendimento na carreta da hanseníase.

Atendimento na carreta da hanseníase.

Os atendimentos foram extensivos a todas as pessoas que apresentavam manchas avermelhadas, embranquecidas ou amarronzadas pelo corpo, insensíveis ao toque e ao calor. Aquelas diagnosticadas com a doença receberam um tratamento completo, bem como as prescrições médicas para receber os medicamentos durante os meses seguintes. De acordo com o Coordenador do Programa de Controle e Tratamento da Hanseníase, Gilberto Valentim, foram realizados 128 atendimentos, quatro pessoas foram diagnosticada com a doença e cinco casos suspeitos.

User comments

User comments

A ação teve como intuito orientar sobre a Hanseníase, realizar uma busca ativa de casos na cidade e distribuir gratuitamente remédios em casos confirmados da doença.  Em outubro do ano passado a carreta esteve no município de Picos realizando esse mesmo procedimento, foram 76 atendimentos e cinco casos confirmados da doença.