Centro de Tratamento de Câncer

Centro de tratamento de câncer será construído em Picos

CCOM / terça-feira, 19 janeiro , 2016

Plenário Ver. Pedro Barbosa da Silva

Com o objetivo de oferecer cada vez mais qualidade para pacientes oncológicos de Picos e região, prefeitos e secretários de saúde do Território Vale do Guaribas participaram na manhã desta terça – feira, 19/01, no Plenário Ver. Pedro Barbosa da Silva – sede da Câmara Municipal de Picos, de uma reunião extraordinária da Comissão Intergestora Regional – CIR, para tratar sobre a implantação de uma Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), tendo como pólo o município de Picos/PI.

Participaram do encontro o prefeito Padre Walmir de Lima e o secretário municipal de saúde, José Venâncio – Dudé e vereadores da casa. Em seu discurso, o titular da pasta, evidenciou a importância desse serviço de saúde para Picos e região. “Recentemente o ministro da saúde, Marcelo Castro, anunciou que o centro de ancologia será destinado aqui para Picos e região, o município foi escolhido não pelo porte da cidade em si, mas é um investimento a nível regional, sendo Picos o local onde tem toda a sua infraestrutura, a nossa reunião de hoje girou em torno dessa temática apenas para endossar este pedido, que será formulado com todos os secretários de saúde dos 42 municípios vizinhos”, destacou.

Prefeitos e secretários de saúde do Território Vale do Guaribas

Com a construção do primeiro centro de tratamento para o câncer, os pacientes não precisarão mais se deslocar até a capital do Estado ou outros grandes centros do Nordeste, o que dificulta o tratamento e prejudica até mesmo as relações familiares. A Unidade de Alta Complexidade em Oncologia irá dispor de uma equipe de médicos qualificados e os mais avançados equipamentos para o tratamento do câncer.

Foto: Joel Fotografia

“Nós estamos aqui reunidos para tratar sobre a UNACON, de suma importância, só os prefeitos e secretários do território Vale do Guaribas sabem o que agente sofre em transportar esses pacientes ancológicos para Teresina e entendemos também a parte dos pacientes que com certeza eles sendo tratados aqui em Picos, eles terão mais conforto porque estariam em casa e voltar para suas residências”, disse o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Arinaldo Leal.