Mutirão de Catarata

Continua o mutirão de cirurgias de catarata em Picos

CCOM / domingo, 6 dezembro , 2015

Segundo e terceiro dia de mutirão de catarata

A prefeitura de Picos, através da Secretaria Municipal de Saúde, continuou neste final de semana, no sábado e domingo, com a missão de proporcionar melhor visão para os idosos inscritos no Programa Itinerante “Olhar Bem”.  Neste 2º e 3º dia, as cirurgias de catarata tiveram início e até o final foram realizados mais de 600 procedimentos. Ate o momento, somando os três dias de mutirão, 971 pessoas passaram por procedimentos cirúrgicos.

Satisfeito com o número de cirurgias realizadas ate o momento na cidade, o secretário municipal de saúde, José Venâncio, ressaltou o esforço na melhoria da saúde de Picos. “Estamos realizando um projeto de mutirão de cirurgias de catarata ousado e estamos recebendo o reconhecimento da população de Picos e região, que acreditaram em nossa proposta”, disse o titular da pasta.

Secretário Municipal de Saúde, José Venâncio.

O prefeito Padre Walmir Lima visitou no último sábado (04) a Universidade Estadual do Piauí (Bairro Altamira), local onde está acontecendo o mutirão de cirurgias de catarata. O chefe do executivo cumprimentou a equipe e os pacientes presentes e se emocionou com depoimentos. “A fila de pacientes que esperavam por uma cirurgia de catarata era muito grande e o município percebendo esta necessidade está desenvolvendo com bastante êxito  este projeto. Estou emocionado com os depoimentos das pessoas, que estão com a visão prejudicada há muitos anos e agora estão com a esperança de voltar a enxergar normalmente”, destacou o chefe do executivo.

Visita do prefeito municipal, Padre Walmir Lima

Ao chegar ao local de atendimento os pacientes passam pelo processo de dilatação de pupila, verificação de pressão ocular, pressão arterial, glicemia e são encaminhados ao Centro Cirúrgico para a realização do procedimento. Após o procedimento cirúrgico, o paciente recebe toda a orientação e cuidado da equipe. Os usuários são beneficiados também com uma doação de óculos de proteção e são orientados a usar o colírio oftalmológico.

Foto: Marcos Valério