Festival de Sanfona

1° Festival de Sanfona é realizado em Picos

O evento reuniu cerca de 70 sanfoneiros das cidades vizinhas e de outros estados.

/ CCOM / sexta-feira, 17 dezembro , 2021

Nesta quinta-feira, 16 de dezembro, o município de Picos sediou o 1º Festival de Sanfona da cidade. O evento foi apoiado pela Prefeitura Municipal de Picos e Secretaria de Cultura. O festival foi realizado na Praça Josino Ferreira e contou com a organização geral do artista Alvino Luz e o Grupo de Sanfoneiros “Sanfona Sentida”. A festividade objetivou enaltecer a cultura sanfoneira e proporcionar a toda população um momento de lazer.

O evento contou com cerca de 70 sanfoneiros, sendo eles do Piauí e de outros estados brasileiros como, Ceará e Sergipe.

De acordo com o Secretário de Cultura de Picos, Marcelo Nordeste, o evento é um marco inicial e emocionante, pois faz as pessoas reviverem a cultura dos ancestrais. “Esse evento é um marco inicial, é um divisor de águas ter um evento dessa magnitude, para quem curte realmente essa cultura tradicional é algo emocionante, pois retrata e revive a cultura dos nosso ancestrais. Picos está de parabéns pois recebe um evento que só é recebido em grandes capitais, e Picos foi comtemplada graças ao apoio da Prefeitura de Picos e idealização do nosso amigo Alvino Luz e grupo Sanfona Sentida”, disse o Secretário.

Secretário de Cultura de Picos, Marcelo Nordeste ao lado do Artista, Alvino luz (Foto: Maria Ivonete)

O artista, Alvino Luz, idealizador e um dos organizadores do evento, falou como surgiu a ideia do Festival e o que ele representa para a cultura da cidade de Picos. “No começo do ano eu criei um grupo no Whatsapp, para reunir os sanfoneiros da região, foi através desse grupo que nós conseguimos aprovar o Dia do Sanfoneiro de Picos, que é comemorado dia 1° de outubro, data escolhida pela Câmara de Vereadores. A gente está tentando proporcionar a todos uma música saudável, que criança possa ouvir, e enaltecer nosso instrumento que é a sanfona”, explicou Alvino Luz.

Artista, Alvino Luz, idealizador e um dos organizadores do 1° Festival de Sanfona de Picos (Foto: Maria Ivonete)

Prestigiaram o evento, o Vice-presidente da Câmara dos Vereadores, o Vereador, Pedro Pio, o Secretário de Turismo Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Marcos Buriti, o Secretário de Serviços Públicos, Dedé Monteiro, o Coordenador da Juventude, Direitos Humanos e Diversidades, Matusalém Almeida, e demais colaboradores da Administração Municipal, além da população em geral.

Veja mais fotos!

Acompanhe entrevistas na íntegra!