FESTA DE GADO

1ª Festa do Vaqueiro de Picos mantém viva tradição nordestina

CCOM / domingo, 1 setembro , 2019

Por: Batista Pereira

A 1ª Festa do Vaqueiro de Picos foi realizada com sucesso de público e de inscrições de vaqueiros na vaquejada do Parque Santino Xavier. O evento realizado nos dias 30 e 31 de agosto aconteceu no Parque de Exposições José de Moura Monteiro e contou com uma programação que incluía, além de exposição de animais, a tradicional vaquejada. A festa é uma realização da Prefeitura de Picos, com a iniciativa da Secretaria de Cultura e visava o resgate e a valorização das festa de gado, tradição muito antiga do sertão nordestino.

VAQUEJADA
Há mais de oito anos sem ser realizada, a vaquejada do Parque Santino Xavier foi revitalizada e sua programação, além da pega do boi na pista, contou com a missa do vaqueiro e após uma cavalgada que reuniu centenas de cavaleiros e suas montarias. Com uma premiação de R$ 10.000,00, a vaquejada bateu o seu próprio recorde de participações e de acordo com a organização teve a participação de vaqueiros de muitos estados no Nordeste.

À direita, JB Locutor e Antonio Marcos, da comissão organizadora da Vaquejada do Parque Santino Xavier

João Batista de Jesus Queirós, o JB Locutor, integrante da comissão organizadora avaliou que a mesmo depois de oito anos inativa, a vaquejada do Parque Santino Xavier alcançou o seu objetivo e superou em participações o seu próprio recorde. Ele disse que o evento transforma a realidade econômica de muitas famílias que buscam no movimento, tirar o sustento para seus filhos com a comercialização de comidas, bebidas e serviços.

Pecuarista Antonio Marcos, promotor de vaquejadas na região de Picos.

Para Antonio Marcos Gomes Alves, pecuarista e promotor de vaquejada na região de Picos o evento surpreendeu com o sucesso alcançado pela realização da festa. Ele comemora a participação da vaqueirama e disse que mesmo com as dificuldades, a vaquejada ainda é um esporte de muita tradição no sertão nordestino.

Ao centro, deputado estadual, Severo Eulálio, ladeado por Antonio Marcos e Rodrigo Lima, coordenador de Juventude de Picos

Presente na Festa do Vaqueiro de Picos, o deputado estadual Severo Eulálio ressaltou sobre o sucesso do evento e parabenizou o prefeito Padre Walmir pelo incentivo à esta festa popular. O deputado Severo informou que pretende destinar recursos, por meio de emenda parlamentar para que a Festa do Vaqueiro de Picos possa continuar mantendo viva a tradição na região picoense.

SHOWS
A programação artística da 1ª Festa do Vaqueiro de Picos teve vários shows. Desde a sexta-feira, 30 com as apresentações de Dudu Rocha e Alvino Luz no Clube do Vaqueiro.

Os shows tiveram sequência no sábado, 31, com Carla Talita, Osvando Barros e Casadões do Forró animaram ao público presente na noite de encerramento do evento.

Karlla Thalyta fez seu show na Festa do Vaqueiro de Picos

Estreante em festa de vaquejada, a cantora Carla Talita, disse que é uma festa que representa o povo e tem uma energia diferente e que canta junto com o artista. Ela informou que, para a sua apresentação, não precisou mudar o repertório e que está tendo boa aceitação por onde tem passado com seu show.

Cantor Osvando Barros mostrou todo seu repertório de forró e vaquejada

Já o cantor Osvando Barros avaliou que por ser uma festa tradicional, tem a agradecer o empenho da Secretaria de Cultura por estar revitalizando a festa de vaquejada na região de Picos.

José Barros (camisa azul) e amigos prestigiando a Festa do vaqueiro de Picos

Para José Barros, presidente da Associação dos Criadores da Macrorregião de Picos, a festa foi uma sucesso em todos os sentidos e que mesmo com as dificuldades foi realizada dentro da normalidade.