Mapeamento

98 artistas e 18 espaços culturais já se cadastraram no mapeamento

CCOM / sexta-feira, 17 julho , 2020

Por Mateus Silva

A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria de Cultura, iniciou no dia 9 de julho, o mapeamento cultural dos artistas, técnicos, produtores e integrantes da cadeia produtiva cultural e espaços culturais. Até hoje (17), 98 artistas e 18 espaços culturais já se cadastraram no mapeamento.

A secretária de Cultura, Jerusa da Silva Rodrigues, destaca a importância do cadastramento e quem tem como objetivo traçar políticas voltadas para a classe.

“É importante que nós tenhamos esse perfil dos artistas dos nossos artistas, bem como, identificarmos os espaços culturais de Picos para que possamos traçar objetivos e políticas voltadas para esse setor tanto nessa época de pandemia como após ela. Então, é importante que todos os artistas se cadastrem”, finaliza.

Segundo o assessor técnico da Secretaria de Cultura, Lincon Rodrigues, o mapeamento cultural busca identificar os artistas e os espaços culturais de Picos. “O mapeamento visa traçar o perfil socioeconômico e sociocultural dos nossos artistas. Assim como, identificar os locais coletivos e entidades que fazem cultura no município, para que nós possamos ter um norteamento das políticas públicas culturais em parceria com o estado e com o Governo Federal”, ressalta.

Lincon Rodrigues ainda comenta que o mapeamento cultural acontece após lei entrar em vigor. “Vale destacar que o mapeamento cultural ocorre após a entrada em vigor da lei 14.017/2020, conhecida como Lei Aldir Blanc, que traz uma série de medidas emergenciais para auxílio do setor cultural, um dos mais afetados em virtude à pandemia da Covid-19. O cadastramento cultural é apenas um dos requisitos para ter acesso a recursos advindos da lei”, comenta.

O cadastramento deve ser feito pelos artistas, técnicos, produtores, pessoas que trabalham ou atuam na cadeia produtiva do setor cultural, atende ainda os grupos culturais coletivos, associações, cooperativas, comunidades tradicionais, pontos de cultura e microempresas.

Devido à pandemia da Covid-19, o cadastramento é feito inteiramente on-line através dos links abaixo.