II Fórum Municipal de Políticas Culturais acontece neste sábado

CCOM / quarta-feira, 20 março , 2019

Neste sábado, dia 23, acontece o II Fórum Municipal de Políticas Culturais. O evento acontece no auditório da Câmara Municipal das 8 às 13 horas e é parte da inciativa da Prefeitura de Picos e Secretaria de Cultura, além do Conselho Municipal de Política Cultural.

Fórum define políticas públicas de cultura do município

Segundo explica o secretário de Cultua local Iata Rodrigues, o evento tem a função de referendar propostas já desenvolvidas a partir de 2017 no que tange à construção do Plano de Políticas Públicas voltadas para a cultura do município.

Para que o plano de cultura municipal se concretizasse, foi aprovada pela Câmara Municipal em 2015, lei que criou e regulamenta o Conselho Municipal de Cultura, o qual propõe e rege todo o hall da cultura local, quais sejam o artesanato, música, artes plásticas e todo o cabedal que envolve a cultura do município.

“Depois do I Fórum, cada segmento se reuniu, discutiu e apresentou propostas. A partir de 2017 estamos trazendo propostas de como pode ser a redação do que trata cada segmento da cultura. E o II Fórum vai acontecer para referendar esses textos, para aprovar o plano municipal de cultura segundo cada proposta apresentada. E cada segmento terá oportunidade de apresentar seu texto, os quais se tornarão plano de cultura que irá vigorar nos próximos dez anos”, explica o secretário.

A intenção do referido plano é servir de fomento à cultura local, onde cada segmento terá apoio necessário (recursos de toda ordem) na realização de suas atividades específicas, sendo que tudo será orquestrado pelo plano de cultura que será definido no próximo sábado.

Durante o evento, segundo explica o secretário, as comissões inerentes a cada segmento cultural farão discussões e a partir de então, iniciam a votação. Feito isso, o que for aprovado servirá de documento basilar de todas ações de cultura do município, ou seja, será o Plano Diretor de Cultura Municipal.

Parceiros

Os parceiros integrantes do conselho que delegam as ações do plano referido são membros da sociedade civil, pessoas da administração municipal e membros de associações e entidades representativas.

“Devo dizer que todos as pessoas estiverem no evento podem participar com direito a voto. A ideia é essa, é aprovar o plano, e a partir daí, darmos andamento às ações culturais do município, onde os recursos existentes irão beneficiar cada segmento com suas ações. É importante que todos participem. Estão todos convidados”, conclui.