Fórum Municipal de Políticas Cultuais

Prefeitura realiza II Fórum Municipal de Políticas Culturais

CCOM / sábado, 23 março , 2019

A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria de Cultura e Conselho Municipal de Política Cultural, realizou na manhã deste sábado, 23, o II Fórum Municipal de Políticas Culturais. O evento foi realizado na Câmara Municipal.

Secretário de Cultura, Iata Rodrigues

O secretário de Cultura, Iata Rodrigues, destaca o objetivo do Fórum Municipal de Políticas Culturais e ainda que cada segmento da cultura tem a sua oportunidade apresentar suas propostas.

“O fórum tem o objetivo de referendar todas as discussões sobre o Plano Municipal de Cultura, essa discussão começou em 2017, houve uma grande mobilização e aconteceu o primeiro fórum. A cultura se divide em vários segmentos, sendo que cada um tem a oportunidade de construir a sua proposta, então o plano é enxertado com todas essas informações, defendendo cada um à sua especificidade”, assegura.

Supervisora Estadual de Cultura Viva, Gracivalda Albano

A supervisora Estadual de Cultura Viva, Gracivalda Albano, destaca pontos importantes do Plano Municipal de Cultura e ainda destaca a validade de 10 anos do plano aprovado.

“O Plano Municipal de Cultura dá oportunidade que os setores culturais se organizem, por exemplo, setores de danças, músicas, as pessoas que se sintam pertencentes a um desses setores, que os artistas, atores cultuais, fazedores culturais, produtores culturais, procurem os seus segmentos específicos e a partir daí comecem a se encontrar para organizar o Plano Municipal de Cultura, pois são 10 anos, então vai chegar financiamento para essas ações, é a oportunidade do seu setor desenvolver as atividades que sempre desejaram e nunca tiveram financiamento para elas”, assegura.

Ainda de acordo com supervisora Estadual de Cultura Viva, Gracivalda Albano, o fórum dá espaço para a população expor suas ideias e é importante para o fortalecimento das ações culturais.

“O fórum é um espaço privilegiado de discussão, então o fórum é basicamente feito de discussões, de confrontos de ideias, de reivindicações, de troca de ideias, para que se tenha um fortalecimento da ação cultural, que seja algo realmente democrático e participativo”, destaca.

O evento contou com apresentações culturais, discussões, e palestra com o tema “Os avanços da cultura com o Plano Punicipal de Políticas Culturais” que foi ministrada pela Supervisora Estadual de Cultura Viva, Gracivalda Albano.