INCENTIVO AO TEATRO

Secretaria de Cultura abre inscrições para oficina de iniciação ao teatro infantil

CCOM / segunda-feira, 22 abril , 2019

Por: Batista Pereira

OUÇA A MATÉRIA NA ÍNTEGRA

A Prefeitura de Picos por intermédio da Secretaria de Cultura – Secult abriu na tarde de hoje (22) inscrições para a Oficina de Iniciação ao Teatro Infantil para crianças de 8 a 12 anos. As inscrições já podem ser feitas na sede da secretaria na Praça Josino Ferreira no Centro da cidade.

As aulas terão início no dia 13 de maio e acontecerá na quadra coberta do bairro Morada Nova e informações sobre o horário das aulas serão repassadas no ato da inscrição do aluno.

Os pais ou responsáveis devem se dirigir à secretaria até o dia 17/05, no horário comercial, levando os documentos pessoais da criança para poder fazer a inscrição.

De acordo com Iata Rodrigues, Secretário de Cultura o projeto irá capacitar 15 crianças para iniciação teatral que receberão aulas repassadas por um professor de artes cênicas, oriundo da Secretaria de Cultura do Estado do Piauí e durante uma semana de aulas o projeto culminará com a encenação de uma peça teatral e em seguida a apresentação do show do cantor piauiense Saulo do Gado, na quadra coberta do bairro Morada Nova, no dia 18 de maio.

Iata Rodrigues, secretário de Cultura de Picos – Foto: Batista Pereira/Ccom

– Recebemos um presente do Deputado Severo Eulálio que destinou através da cultura do Piauí uma oficina de iniciação teatral, é um projeto que já acontece em todo Estado e nós vamos receber aqui um instrutor que vem da capital para uma seleção que nós iremos fazer de 15 alunos na faixa etária de 8 a 12 anos, e acontecerão de 13 a 17 de maio, então esses alunos receberão as aulas e na conclusão da oficina, eles farão uma apresentação e para isso escolhemos o bairro Morada Nova, pois é um bairro grande e tem uma escola com muitos alunos e queremos despertar vocação cênica nesses garotos para que eles possam conhecer a arte e faremos uma grande festa e além da apresentação teatral, teremos duas apresentações e uma delas é o show de Saulo do Gado, e vai ser uma noite de muita alegria e arte – disse Iata Rodrigues.

O secretário afirmou que a emenda destinada pelo deputado Severo Eulálio custeará a oficina teatral, no caso, as despesas com o instrutor e materiais, além das atrações musicais, ficando a cargo da Prefeitura de Picos as despesas com estrutura e organização local do evento a ser realizado.

– A emenda destinada para esse evento custeará as aulas, com o instrutor e a atrações musicais, ficando para a Prefeitura de Picos, a estrutura a ser realizada a ação, como palco e o suporte para as inscrições e divulgação do evento. E escolhemos a quadra coberta da Morada Nova por ser um espaço adequado para esse tipo de curso – enfatizou o gestor.

Iata Rodrigues disse ainda que os candidatos às vagas terão que preencher os pré-requisitos básicos, no entanto apelou para educadores indicarem crianças que tenham talento para as artes cênicas no sentido de ofertar uma qualificação para aqueles que realmente tenham aptidão para esse tipo de arte.

– Nós fomos orientados pela Secretaria de Cultura do Piauí para que contemplemos os quinze primeiros inscritos a preencherem as vagas e que estes estejam dentro da faixa etária exigida, agora nós esperamos que os professores que trabalham com arte nas comunidades indiquem alunos que tenham aptidão para a arte cênica para podermos aperfeiçoar o aproveitamento das aulas com pessoas que realmente tenham talento – pediu o secretário.

Serviço:
Secretaria de Cultura
Inscrições Oficina de iniciação ao Teatro Infantil
De 13/05 a 17/05
Turmas: única
Idade: 8 a 12 anos
O endereço para se inscrever é Praça Josino Ferreira, no Centro. (prédio antiga prefeitura)