Secretaria de Cultura inicia mapeamento de artistas e espaços culturais

CCOM / quinta-feira, 9 julho , 2020

Por Mateus Silva

A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, iniciou nesta quinta-feira, 9 de julho, o mapeamento cultural dos artistas, técnicos, produtores e integrantes da cadeia produtiva cultural, além dos espaços, grupos e comunidades tradicionais e identitárias, com finalidade de criar um cadastro único de artistas e espaços culturais.

Prefeitura de Picos

De acordo com a secretária de Cultura, Jerusa da Silva Rodrigues, o cadastro único visa à certificação da categoria, construindo assim, um eixo norteador, individualizado para cada setorial de cultura e das políticas públicas voltadas para a classe artística.

Segundo a secretária de Cultura, Jerusa da Silva Rodrigues, o mapeamento surge em um momento importante, tendo em vista a pandemia da Covid-19.

“Nós sabemos que os artistas têm enfrentado muitas dificuldades nesse momento, seja pela suspensão de suas atividades, fechamento do comércio e demais efeitos das medidas de isolamento social. Nesse sentido, o mapeamento visa identificar e individualizar os artistas e espaços culturais, traçando o perfil socioeconômico destes, e norteando nossa atuação nesse sentido, atuando em conjuntos com as políticas desenvolvidas em âmbito estadual e federal, tais como a recente aprovação da Lei Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020)”, comentou.

A secretaria de Cultura ainda destaca as pessoas que são atendidas pelo cadastro. “Esse cadastramento atende a todos os artistas, técnicos, produtores e pessoas que trabalham ou atuam na cadeia produtiva do setor cultural, atende também os grupos culturais coletivos, associações, cooperativas, comunidades tradicionais, pontos de cultura e demais espaços culturais”, assegurou.

O assessor técnico da Secretaria de Cultura, Lincon Rodrigues, comenta que o cadastramento será feito de forma on-line e todos aqueles que fazem parte do setor cultural devem efetuar o cadastro.

“É importante ressaltar que o cadastramento se dará de forma inteiramente digital através dos links disponibilizados. Todos os artistas, técnicos, produtores e pessoas que trabalhem ou atuem na cadeia produtiva do setor cultural devem efetuar seu cadastro, como agente cultural individual”, frisou.