Defesa Civil

Defesa Civil de Picos adquire equipamento para monitoramento de desastres ambientais

Picos foi uma das escolhidas pois atendeu a critérios como segurança nos espaços públicos e municipais, bem como sinal de comunicação efetiva.

Equipe da Defesa Civil de Picos reunida com Diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil do Estado do Piauí (Foto: Arquivo Pessoal)

/ CCOM / quarta-feira, 17 abril , 2024

A Defesa Civil de Picos avança em sua capacidade de monitorar desastres ambientais com a aquisição de novos equipamentos. A cidade foi selecionada com base em critérios como segurança nos espaços públicos e municipais, além de uma efetiva rede de comunicação, e agora passa ser um dos pontos de monitoramento do Piauí

Kaio Araújo, Secretário da Defesa Civil de Picos, esteve em Teresina no dia 17 para participar de uma reunião, visando aprimorar os serviços prestados na cidade. Durante o encontro, foi estabelecido um protocolo inovador em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia para implantar novas unidades de monitoramento pluviométrico em municípios do Piauí, utilizando tecnologia como pluviômetros automáticos.

Nesse protocolo, 22 municípios foram selecionados para receber os equipamentos na primeira etapa, sendo Picos um deles. Weverton Costa, Diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil do Estado do Piauí, destacou que a escolha se deu pelos critérios de comunicação efetiva, áreas livres de risco e segurança nos espaços públicos municipais.

Costa explicou o funcionamento do equipamento nas cidades, ressaltando que ele irá gerar dados precisos sobre a acumulação de chuvas, alimentando modelos de prevenção e tornando as previsões mais assertivas. Isso ampliará o monitoramento de situações de risco no estado, fortalecendo a rede de segurança e prevenção de desastres.

Confira a entrevista!