Defesa Civil

Defesa Civil de Picos mapeia áreas críticas e atende moradores em situação de risco

CCOM / quarta-feira, 17 fevereiro , 2021

Roberto Oliveira/CCOM

A Prefeitura de Picos, através da Secretaria de Defesa Civil, está mapeando os pontos críticos e áreas de risco no município, onde moradores estão sob ameaça constante por conta das chuvas. São encostas de morros, muros de arrimo, além de residências construídas em locais que oferecem riscos de desabamentos no período chuvoso.

Secretário João Araújo visita moradores em locais críticos

Após o temporal de ontem, que chegou a bater 100mm, a Secretaria de Defasa Civil disponibilizou uma equipe técnica visando colher informações, assim como atender os moradores em situação de perigo em virtude da chuvarada ocorrida.

Deslizamento no Paroquial prejudica residências

“Nós trabalhamos diariamente fazendo visitas para observar o estado em que se encontram esses locais críticos, como também acompanhamos possíveis danos causados pelas chuvas e assim, podermos atender às necessidades dos moradores nesses locais”  explica João Araújo, Secretário de Defesa Civil picoense.

Deslizamentos

Por ser uma cidade com pontos elevados e declives em sua topografia, o município de Picos sofre com constantes deslizamentos de terra no período chuvoso, além da queda de muros de arrimo nas suas encostas. Tais fatores ocorrem nos distintos bairros espalhados pela cidade, sobretudo em tempos de chuva.

Deslizamento no Bairro São José prejudica residências

Com a chuvarada de ontem, deslizamentos e queda de muros de arrimo, ocorreram praticamente em todos os pontos críticos, ou seja, naturalmente, as encostas da cidade foram as mais prejudicadas pela ação das chuvas.

Os bairros com maior incidência foram o bairro Morada Nova e bairro São José. No Morada Nova, o muro de uma residência desabou, comprometendo a estrutura da residência, deixando uma pessoa ferida. Outro local bastante afetado pelas chuvas de ontem, foi o bairro São José, onde as ruas ficaram praticamente inundadas.

Deslizamento no Bairro São José prejudica residências

Com o temporal de ontem, o bairro São José despejou suas águas torrenciais na Avenida Dep. Sá Urtiga, provocando alagamentos naquela via. No bairro Paroquial, muros de arrimo vieram a baixo, onde famílias foram retiradas de suas casas.

Deslizamento no Bairro São José prejudica residências

“Foram muitos chamados de casas caindo, casas inundadas, muros de arrimo descendo, morros deslizando. Trabalhamos diariamente sempre em busca de darmos melhores condições de vida ao povo picoense”, assegura João Araújo.

Aluguel social

Outra preocupação da Prefeitura de Picos com os moradores das encostas ou mesmo em locais de risco, sobretudo no período chuvoso, diz respeito ao aluguel social disponibilizado às vítimas das chuvas.

Aluguel social depende de laudo técnico

Segundo o secretário João Araújo, o aluguel social será assegurado aos moradores em situação de risco após um laudo técnico emitido pelos engenheiros da Defesa Civil local. Tal ação, segundo o gestor, vai garantir qualidade de vida aos moradores desalojados  e desabrigados pela força das chuvas.

Aluguel social depende de laudo técnico

“Nós da Secretaria de Defesa Civil de Picos, juntamente com o prefeito Gil Marques de Medeiros, nos preocupamos muito com o nosso povo. Vamos assegurar a esses moradores, uma bolsa aluguel até o reparo das suas casas. Se não houver condições de retorno às suas casas, vamos lutar por uma casa popular para eles”, explica.

Serviço de limpeza das vias

Quanto ao serviço de limpeza das vias após as intensas chuvas ocorridas no município, o secretário João Araújo explica que haverá uma ação conjunta entre as Secretarias de Defesa Civil e Limpeza Pública, para que todo o processo de limpeza das vias nos bairros da cidade seja efetivado.

“Nós vamos acionar as equipes da Defasa Civil e de Serviços Públicos para fazermos toda limpeza da cidade”, conclui.