Revitalização do Morro

Prefeitura de Picos realiza limpeza e revitalização no Morro da Santa Cruz

A medida visa proporcionar aos fiéis e visitantes que sobem ao referido morro no dia 03 de maio, maior conforto e segurança.

Revitalização do Morro Santa Cruz (Foto: Iaquelly Sousa)

/ CCOM / quarta-feira, 26 abril , 2023

Por: Iaquelly Sousa

Visando garantir a segurança e prevenir acidentes para as festividades do dia 03 de maio, a Prefeitura Municipal de Picos, por meio da Secretaria de Defesa Civil realiza revitalização e limpeza no Morro da Santa Cruz, também conhecido como “Morro do Quebra Pescoço”, no trecho está ocorrendo a troca de calçamento, poda de árvores com risco de queda, corte de mata e revitalização da escadaria que dá acesso ao morro.

A data do dia 03 de maio é comemorado tradicionalmente, a subida ao Morro da Santa Cruz, por parte da comunidade do bairro Ipueiras e das localidades adjacentes, em virtude dessa tradição e das chuvas que degradam o local durante o inverno, a população solicitou uma revitalização na área, a reivindicação foi prontamente atendida como explica o secretário de Defesa Civil, João Araújo.

Secretário da Defesa Civil, João Araújo (Foto: Iaquelly Sousa)

“A pedido da população, o nosso prefeito de Picos, Gil Paraibano, no sentido de garantir segurança a subida do morro no dia 03 de maio, tradição antiga da nossa região, realizamos a manutenção para receber os fiéis que vêm visitar o local, dando mais conforto, com a limpeza, poda de árvores, e revitalização da escadaria”, pontuou o secretário.

MORRO DA SANTA CRUZ

O nome do morro se dá devido a uma “lenda” ou história ocorrida naquele local. A versão mais aceita por moradores da região se deve ao antigo costume de se comemorar a ressurreição de Cristo nas proximidades do bairro Ipueiras, através da doação de uma rês, ou mais esclarecidamente, um boi, que seria campeão na serra. Com isso, em um dado ano um vaqueiro do Sertão nordestino, saiu em seu cavalo, acompanhado de um cachorro à procura da tal rês, durante a perseguição, ambos caíram em um abismo que existe no morro, a queda ocasionou a quebra do pescoço de ambos, consequentemente, os levando a morte.

É esperado que o Morro de Santa Cruz receba neste dia 03 de maio fiéis, devotos e visitantes, para isso, a Prefeitura tem disponibilizado recursos e serviços para que o dia seja celebrado em segurança e tranquilidade.

Veja mais imagens!

Acompanhe a entrevista na íntegra!