Mais de 40 mil pessoas passaram pelo Salão de Livro do Vale do Guaribas – SaliVaG.

40 mil pessoas participam do SaliVag 2015

CCOM / terça-feira, 15 setembro , 2015

Estádio Municipal Helvídio Nunes

Mais de 40 mil pessoas passaram pelo Salão de Livro do Vale do Guaribas – SaliVaG nos 05 dias de evento. Em 2015 o homenageado foi o professor picoense José Bispo. O estádio municipal Helvídio Nunes de Barros, local do evento, nunca esteve tão cheio de conhecimento e de curiosos.

Os visitantes puderam viajar pelo mundo da leitura com mais de  05 mil obras expostas nos 28 estandes. Presenciaram o lançamento de 14 obras literárias de escritores da cidade de Picos e região, do estado Piauí e de todo Brasil.

“Picos está de parabéns por ter recebido esse evento maravilhoso. Participei das duas edições e  em 2015 superou a minhas expectativas. Ainda mais com uma estrutura tão grandiosa, palestrantes maravilhosos, estou encantado.” Disse o universitário João Barros.

Circo das Letras

No evento, que é considerado um dos maiores do estado na área da educação, foi palco de grandes apresentações culturais. No Circo da Letras, alunos das escolas do município mostraram que uma boa leitura também pode se fazer através da dança e do teatro. Estudantes do Programa Mais Educação trouxeram pra o SaliVaG a cultura com danças como:  a roda de capoeira e o Maculelê.

“A presença das crianças do Programa Mais Educação mais um ano no Salão do Livro muito enriquece o evento, bem como é uma maneira de demonstrar a ação concreta das atividades do programa, sem contar a alegria das crianças em apresentar-se para um público mais amplo que a do seu próprio ambiente escolar, é mistura perfeita de cultura e diversão.” Disse Vaneide Leal, coordenadora do Programa Mais Educação.

Quem passou pelo Salão do Livro em Picos presenciou ainda a posse dos novos acadêmicos da Academia de Letras Escolar Infanto-Juvenil Irmã Maria Helena Matias, um projeto do Instituto Educacional Monsenhor Hipólito (IMH).

Para a irmã Teresa Bezerra da Silva, diretora do IMH, a leitura é fundamental para o processo de ensino-aprendizagem e precisa ser incentivada desde as primeiras séries. “O objetivo desse projeto é despertar cada vez mais no educando o interesse pela leitura, que é fundamental na vida de uma pessoa. A leitura se faz necessária para abrir novos horizontes, ter um novo olhar, um novo sentido, um novo pensar”, pontuou a diretora do IMH.

No auditório do evento, apresentações de cantores da terra, embalaram os participantes antes das 17 palestras, que abordaram os mais diversos temas: como educação inclusiva, combate a corrupção, diversidade cultural,  cordel, poesia e prosa, contos regionais  e ainda lendas piauienses.

Escritores como Assis Brasil (PI), Issac Folha (PI), Lilian Diniz (MA), Klévisson Viana (CE), Beto Brito (PB) e Horácio Almeida (PB) participaram da edição em 2015. E incentivaram o público a uma nova forma de pensar.

Horácio Almeida-Palestrante que encerrou o circuito de palestras no último dia de evento.

Para Horácio Almeida, escritor que encerrou o circuito de palestras no último dia de evento, o SaliVAG entra para o ranking dos eventos nacionais sobre literatura.“ O salão de livros em Picos está consolidado, parabéns a toda organização.” Disse o escritor.

A Secretária de Educação, Rosilene Monteiro, ressaltou que o evento superou  as expectativas da organização. “Fizemos um evento maior, com cinco dias de duração, isso requer mais trabalho, mais empenho, mas deu tudo certo. O SaliVAG, hoje, é referência em todo o estado do Piauí”.

E no fim de todas as noites shows musicais animaram o público. Quem fechou o SaliVag 2015, foi o cantor picoense Oswando Barros e o cantor Vicente  Neri.

O prefeito de Picos, Pe. José Walmir de Lima, disse que mais uma vez o Salão de Livro em Picos foi um sucesso. “Após cinco dias de evento, com a participação de um publico bem expressivo, acredito que de fato o SaliVag jamais será esquecido. Sua realização entrou para o calendário municipal, pois a cada ano as expectativas são superadas”. Disse o prefeito.