Aprovação

Alunos do Curso Pré-vestibular Prof. José Bispo, oferecido pela prefeitura de Picos, são aprovados no Sisu

CCOM / quarta-feira, 1 fevereiro , 2017

A primeira chamada do SiSU, Sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem, foi divulgada pelo Ministério da Educação nesta segunda-feira, dia 30. Em Picos, pelo menos 21 alunos do Curso Pré-Vestibular Prof. José Bispo, oferecido gratuitamente pela Prefeitura, foram aprovados nesta primeira chamada do Sisu para cursos de graduação em universidades públicas.

O projeto do cursinho popular foi iniciado no ano letivo de 2014, funcionando na Casa da Juventude, atendendo inicialmente 70 alunos, no ano letivo de 2016 o projeto ampliou o número de vagas para 100 alunos e mudou sua sede para o Centro Administrativo de Picos. São dezesseis professores ministrando disciplinas de Gramática, Literatura e Arte, Interpretação, Espanhol, Física, Geografia, Filosofia, Atualidade, Sociologia, História Geral, História do Brasil, Matemática, Química e Biologia.

Professores e coordenador do cursinho. Foto: Marta Soares.

“O índice de aprovação só cresce, em 2014 tivemos uma média de 31 aprovações de 70, aumentamos p mais de 40 em 2015 e só nessa primeira chamada de 2016 que temos conhecimento já são 21, isso nos mais variados cursos, já aprovamos para Odontologia, como é o caso do aluno Jonas na UFPI em 2014, Farmácia na UFPI em 2015 como a aluna Isabela Custódio e esse ano até agora nesse último ENEM aprovamos três em Direito, um primeiro lugar para medicina veterinária e três para engenharias”, disse o diretor do cursinho, Higo Meneses.

Aluno Josias Xavier, 1º lugar em Medicina Veterinária/UFPI. Foto: Marta Soares.

O aluno Josias Xavier conta que é um projeto imensamente organizado, a direção e demais colaboradores fazem o possível pelo êxito de seus alunos. “Nós alunos fazemos a nossa parte, mas os professores vão além das aulas. Eles nos trazem sempre um desafio, uma informação nova”.

O professor Rubens Leal ressalta a importância do projeto e coloca que o mesmo fornece material didático, ambiente climatizado e agradável, além de fardamento, o que não é comum nos cursinhos privados.  “Honramos o nome de que foi dado ao curso José bispo, que foi um homem que tanto contribuiu para a educação picoense”.

O prefeito de Picos, Padre Walmir Lima, garantiu que a administração dará continuidade ao projeto em 2017. “A cada ano temos resultados ainda melhores. É uma imensa satisfação participar da concretização do sonho destes jovens de adentrar a uma universidade, ainda mais quando estes não precisam mais deixar o seio de suas famílias para se aventurar em outra cidade, em outro estado. É possível termos uma educação de qualidade e bons resultados. A educação é a base para toda boa transformação”.

Alunos aprovados e professores do cursinho Professor José Bispo. Foto: Marta Soares

Confira a lista de aprovados:
Akayama Dourado – Direito 1º lugar UEMT
Cleizia Renata – Engenharia Agrônoma UESPI