Dia do Pedagogo

DIA DO PEDAGOGO: profissionais da Educação falam do trabalho realizado em Escolas Municipais de Picos.

O pedagogo é o profissional que atua em processos relacionados ao ensino e aprendizagem. Seu trabalho está intimamente ligado ao do professor e é considerado como um apoio educacional.

Professora Maria José sendo acolhida pelos alunos (Foto: Daniel Holanda)

/ CCOM / sábado, 20 maio , 2023

Por: Dayanne Borges

No dia 20 de maio é comemorado o dia do pedagogo, tendo em vista a importância da data, professoras da Rede Municipal de Educação de Picos falam das experiências vividas em sala de aula e suas contribuições para com a educação municipal.

A professora da Escola Urbano Eulálio, Luiza Helena, que trabalha na rede municipal há 20 anos, relatou o impacto da profissão em todos âmbitos sociais: “Nós sabemos que a pedagogia está em todos os setores, tanto no educacional, como no comercial. A pedagogia também chega na área de trabalho, como na medicina”, relatou.

Luiza Helena também destaca sua relação com a pedagogia: “Eu escolhi a pedagogia, porque ensinar é um dom que a pessoa carrega dentro de si e na pedagogia, você utiliza esse dom”. A professora frisa que a pedagogia é desafiadora, mas essencial na vida das crianças.

Professora Luiza Helena (Foto: Daniel Holanda)

A professora da Escola Tia Celeste, Maria José, que há 20 anos leciona em escolas picoenses, diz que a pedagogia é importante não só para os alunos, mas também para o próprio pedagogo, pois acontece uma troca de experiência na relação do aluno e professor. Maria José argumenta que a pedagogia não se limita ao ensino da leitura e escrita, a socialização também é um componente importante. Assim, a docente busca utilizar métodos lúdicos, pois para a profissional é importante casar a teoria e a prática.

Professora Maria José (Foto: Daniel Holanda)

Maria José revela que a falta de acompanhamento familiar do aluno é uma dificuldade para as pedagogas, pois há alguns casos em que os familiares delegam todo trabalho somente para a professora. Contudo, a professora alerta que a crianças devem ir à escola com o comportamento para uma boa convivência com os demais colegas. No entanto, Maria José conta que os alunos da sua turma atual possuem um bom comportamento e bom relacionamento.