Educação

DIA INTERNACIONAL DA EDUCAÇÃO: Prefeito e Secretária falam sobre os avanços educacionais do município e parabenizam profissionais

Dados revelam que o número de alunos matriculados na Rede Municipal aumentou e ações para o melhoramento da educação picoense foram efetivadas.

Ao longo dos anos diversos projetos foram realizados na Educação de Picos (Foto: Iranete Dantas)

/ CCOM / sexta-feira, 28 abril , 2023

Por: Dayanne Borges

No dia 28 de abril é comemorado o Dia Internacional da Educação, diante da importância desta data, o prefeito de Picos, Gil Paraibano e a Secretária municipal de Educação, professora Noêmia Marques, destacaram avanços na qualidade do ensino, e, na oportunidade, eles parabenizaram todos os profissionais da educação que compõem a Rede Municipal de Ensino.

Nos últimos dois anos, a Prefeitura de Picos por meio da Secretaria de Educação tem intensificado as ações para melhorar e proporcionar mais qualidade para as 52 escolas da Rede Municipal de Ensino, como destaca o prefeito Gil Paraibano. “Todo Governo que tem responsabilidade, a Educação deve ser prioridade, é importante educar as criança e adultos para que tenhamos um mundo melhor”, diz o gestor.

Prefeito de Picos, Gil Paraibano discursando durante a II Jornada Pedagógica (Foto: Wagner Avelino)

A Secretária da Educação, Noêmia Marques também comenta os dados que foram atingidos na gestão da Educação: “Nós iniciamos a gestão com 7.000 mil alunos, hoje contamos com o número de quase 10.000 mil”, revela. Noêmia destaca também a manutenção da segurança nas escolas “Temos trabalhado com palestras nas nossas escolas, reforçado a segurança com a parceria da Polícia Militar, os serviços de psicólogos e psicopedagogos também estão na rede de cuidados” comenta a gestora.

Secretária de Educação, Noêmia Marques (Foto: Daniel Holanda)

PROJETOS DA EDUCAÇÃO

São inúmeras ações que a Prefeitura vem executando por meio da Secretaria Municipal de educação, como por exemplo, reforma e ampliação das escolas; qualificação de professores; reajuste salarial anual de acordo com piso nacional do magistério; oferta do cursinho Pré-Enem; programa de Alimentação Escolar; programa de transporte escolar; distribuição dos kits de material lúdico e pedagógico; distribuição dos kits de material esportivo; realizações de projetos escolares com a  participação da comunidade escolar: PPAIC – programa de alfabetização na idade certa; Alfabetiza Picos; Jemp – Jogos escolares municipais; Memp – Maratoninha das escolas municipais; Libras para Falar e Português para Escrever; Atendimento Psicopedagógico; Salas de recurso para Educação Inclusiva; educação ambiental; Projeto Cultura de Paz; Busca ativa escolar; etc.

TRAJETÓRIA NA EDUCAÇÃO

A professora Francisca de Assis colabora com a educação picoense há 25 anos. A docente trabalhou dois anos na zona rural em Fátima do Piauí, depois foi transferida para a zona urbana. Hoje, a professora é Coordenadora da Educação Inclusiva.  Ela define sua profissão como desafiadora e gratificante “De alguma maneira podemos contribuir para a construção do conhecimento da criança e do adolescente. Estou aqui no objetivo de realmente dar minha contribuição, de somar com as demais coordenadorias”. A professora aproveita a data para parabenizar todos envolvidos, direta e indiretamente, ligados a educação.

Professora Francisca de Assis (Foto: Daniel Holanda)

Acompanhe as entrevistas na íntegra!