7ª edição das Olimpíadas de Língua Portuguesa.

Escola da Rede Municipal de Picos é Semifinalista da etapa estadual da 7ª edição das Olimpíadas de Língua Portuguesa

/ CCOM / sexta-feira, 8 outubro , 2021

A Escola Municipal José Alves de Oliveira, localizada no povoado Lagoa Comprida, zona rural de Picos foi selecionada como Semifinalista na 7ª edição das Olimpíadas Nacional de Língua Portuguesa. A classificação veio por meio de um Relato de Prática produzido pela professora Lígia Luz de Língua Portuguesa e pela escrita de poemas produzidos pelos alunos do 5° ano, Paulo Henrique e Marcos Antônio.

Aluno Marcos Antônio.

Durante a etapa escolar os alunos da escola José Alves realizaram as produções textuais orientados pela professora Lígia Luz, que após redigiu o Relato de Práticas e organizou os registros dos trabalhos para a inscrição. Uma comissão julgadora organizada dentro da própria escola auxiliou na tarefa de seleção dos trabalhos dos alunos que foram enviados para Comissões julgadoras Escolares das escolas do município. “Foi o empenho, compromisso e dedicação por parte de todos os envolvidos, mediante o desenvolvimento de um conjunto de atividades significativas realizadas ao longo do processo, com o intuito de aprimorar as práticas de leitura e escrita , com enfoque no gênero poema , bem como a realização do projeto: Picos , cidade querida : conhecer para valorizar . Objetivando o conhecimento da história local, já que o tema da Olimpíada era: O lugar onde vivo”, explicou a professora, Lígia Luz.

Professora Lígia Luz.

A Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa é um concurso realizado de dois em dois anos pelo Ministério da Educação. Podem participar professores e estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas de todo o Brasil.

As  Olimpíadas de Língua Portuguesa é formada por uma série de etapas: inscrições e adesões, oficinas nas escolas, etapas estaduais, semifinais e final.

De acordo com a supervisora de Ensino, a professora Jacqueline Dantas, o principal objetivo deste trabalho é desenvolver as habilidades e competências linguísticas dos alunos, por meio da leitura e escrita de gêneros discursivos, prática através da qual os professores estimulam os educandos a desenvolverem sua escrita a partir da compreensão e reflexão crítica do lugar em que vivem.

Supervisora de Ensino, a professora Jacqueline Dantas.

A fase final acontece dia 30 de novembro com a realização da Comissão Julgadora Nacional e seleção dos(as) professores(as) e turmas vencedores(as) e o evento de premiação vai acontecer dia 10 de dezembro.