Cursinho José Bispo

Estudantes fazem teste seletivo para o Cursinho José Bispo

CCOM / segunda-feira, 2 março , 2020

Roberto Oliveira

Após duas semanas e meia de inscrições, alunos da Rede Pública de Picos, realizaram na manhã de ontem, o aguardado teste seletivo para ingresso no Cursinho José Bispo. A prova foi realizada nas dependências da Escola Normal de Picos.

Curso objetiva inserir alunos no ensino superior

Pelo menos 230 alunos se inscreveram. As inscrições foram avaliadas segundo critérios do edital do certame. Este ano, foram oferecidas 130 vagas.

Curso objetiva inserir alunos no ensino superior

“O teste seletivo serve para selecionar os 130 aprovados das vagas ofertadas. Depois, é feita uma lista de classificação que no decorrer do ano. Se surgirem novas vagas, selecionamos novos alunos”, explica Luísa Clarice, coordenadora da Casa da Juventude de Picos.

Aprovações no ENEM

Implantado com o propósito de auxiliar alunos oriundos de escolas públicas a ingressarem no ensino superior,  a iniciativa conseguiu, ao longo de seis aos, inserir muitos estudantes no tão sonhado curso superior.

230 estudantes fizeram matrículas

De acordo com a coordenadora Márcia dos Santos Barros, a qualidade dos professores, assim como a estrutura oferecida pela prefeitura de Picos, concorrem diretamente para o alto número de aprovações no ENEM.

Prova realizada nas dependências da Escola Normal

“O sucesso do projeto é devido à competência da equipe, do grande apoio da Casa da Juventude e da prefeitura. Temos professores competentes e capacitados. São escolhidos com rigor. E a estrutura que o prefeito Pe. Walmir Lima nos oferece, interfere positivamente nessas aprovações”, acredita.

O curso

Criado em 2014, o Curso Pré-Vestibular Municipal Professor José Bispo, nasceu com o objetivo de dar oportunidade a estudantes de escola pública, ingressarem no ensino superior, sobretudo aqueles que residem no município picoense.

Alunos são oriundos de escolas públicos de Picos

O tempo passou e a iniciativa é uma realidade no município. O estudante Francis Luz comenta que o Cursinho José Bispo é uma oportunidade única para alunos que não conseguem acompanhar matérias de cálculo e redação, por exemplo, se desenvolverem.

Estudante Francis Luz

“Não sou muito bom em matemática e redação. Aqui, eu terei a oportunidade de acompanhar com clama e tirar minhas dúvidas nessas matérias. É uma oportunidade excelente para nós”, avalia.

A estudante Ana Paula de Sousa, fez a prova pela primeira vez e disse que a iniciativa é importante, principalmente pelo fator financeiro, pois muitos alunos não podem pagar um cursinho privado.

Ana Paula de Sousa participa pela primeira vez

“Ajuda bastante. Aqui os alunos podem aprofundar mais e tirar suas dúvidas. Eu fui informada do curso por uma amiga e vim participar”, relata a estudante.