Matrículas do EJA já estão abertas na Escolinha Tia Lurdes

CCOM / terça-feira, 19 janeiro , 2021

Roberto Oliveira

A Escola Municipal Tia Lurdes, localizada no bairro Belo Norte, está com matrículas abertas para o programa EJA, Educação para Jovens e Adultos.

Escola Municipal Tia Lurdes

O EJA é um modelo de ensino de iniciativa pública, cujo objetivo é desenvolver o ensino fundamental e médio para pessoas fora da idade escolar, assim como aqueles que não tiveram oportunidade de ensino.

Segundo a diretora da Escola Municipal Tia Lurdes, Genivalda Ibiapina, o EJA é uma boa oportunidade para quem está fora do ensino público de qualidade.

“A comunidade do Belo Norte sempre solicitou esse programa por vários motivos. Pensando nesse público, abrimos vagas para o EJA em nossa escola. Estamos ofertando todas as etapas do programa, sejam elas da 1ª à 5ª etapas. É um programa de qualidade. É uma grande oportunidade para quem está fora da escola”, explica a gestora.

Para realizar a matrícula, o pretenso aluno EJA deve apresentar como documentação, registro de casamento ou nascimento, RG, CPF, comprovante de residência e uma foto 3×4, ambos em xérox. Lembrando que a matrícula do EJA é gratuita.

O período de estudo para o aluno do EJA é o período noturno. Estão sendo abertas quatro turmas do programa na Escola Municipal Tia Lurdes, sendo vinte alunos por turma. A idade mínima para o ingresso é a partir dos quinze anos.

Matrículas Ensino Infantil

A Escola Municipal Tia Lurdes ainda está com matriculas abertas para o Ensino Infantil. Segundo a diretora Genivalda Ibiapina, a instituição está ofertando vagas para novos alunos. Ao todo, já foram matriculados cento e dezessete alunos.

A Escola distribui um quadro de turmas seguindo faixas etárias distintas, onde dois Maternais se subdividem em duas turmas, sendo que uma atende crianças de dois anos com cento e vinte alunos, e a outra, com idade de três anos, comporta trinta alunos.

Para o Ensino Fundamental, a Escola Municipal Tia Lurdes oferece cinco turmas, do 1° ao 5° ano, com turmas de vinte e cinco alunos e idades a partir dos seis aos dez anos.

“Nós estamos fazendo as matrículas no período de 7h ao meio dia. Ainda estamos com algumas vagas abertas para ofertar à comunidade do Belo Norte”, assegura a diretora.

Genivalda Ibiapina, diretora

No ato da matrícula são exigidos o cartão do SUS, o número do NIS, certidão de nascimento, carteira de vacinação da criança e o comprovante de residência, ambos xerocados.

“A previsão de início das aulas é para o dia 2 de fevereiro, na forma remota. A partir de abril, provavelmente será na forma presencial”, comenta Genivalda Ibiapina.

A Escola Municipal Tia Lurdes já matriculou 117 alunos. A instituição tem atendimento das 7h ao meio dia, de segunda a sexta-feira.